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5 dicas para lidar com conflito de canais de venda

e-commerce tornou-se uma das maiores tendências da atualidade, ajudando a integrar as lojas físicas ao mundo virtual e tornando-se mesmo uma opção para diferentes empreendedores, incluindo multinacionais e indústrias.

A indústria tem foco no desenvolvimento, produção e distribuição de mercadorias, sendo a venda direta para o consumidor uma oportunidade maravilhosa. Antes, a indústria resistia em participar do e-commerce alegando que o conflito em canais de venda atrapalharia o negócio.

Mas deve ter percebido que, ao contrário, ela tem um potencial enorme para conquistar os clientes virtuais, já que pode oferecer produtos por preços bem menores e, ainda assim, aumentar muito suas margens de lucro. Veja 5 dicas para lidar com o conflito de canais de venda:

1. Entenda o que está ocorrendo nos canais de venda

Monitore o desempenho de suas campanhas físicas e faça o cruzamento com o das campanhas digitais. Oriente a equipe a questionar o cliente sobre a forma como ele conheceu a empresa.

Muitos conhecem a marca online, mas preferem comprar presencialmente, na loja física. Esse exemplo mostra que o marketing online funcionou e que é fundamental trabalhar a integração entre os canais de vendas digitais e os físicos.

É possível que as campanhas online estejam captando e fidelizando clientes em algumas etapas que não foram consideradas durante uma análise.

Reconsidere investir mais na segurança do site, em politicas de troca e devolução mais claras, de modo que o consumidor se sinta confiante para efetuar compras diretamente na loja virtual.

2. Mensure todos os resultados, mas priorize os pontos mais importantes

Indicadores como ROI (retorno sobre o investimento) e número de conversões são muito importantes e devem ser comparados entre os diferentes canais de vendas. Por meio dessa mensuração, é possível definir como alguns canais podem ser ajustados ou desativados. Existem muitas ferramentas que ajudam a realizar essa operação, incluindo o Google Analytics.

Contudo, sempre é necessário ter uma visão sistêmica de todo o conjunto, avaliando quais investimentos realmente resultaram em mais lucros para a empresa.

3. Crie envolvimento para reduzir a taxa de cancelamento

O cliente deve se envolver com a marca para não se sentir “tentado” ao cancelamento (churn). E, para obter esse envolvimento, a empresa deve ser ajustável, adaptando-se às características de cada canal de vendas.

Ela deve se ajustar ao Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp sem perder sua identidade, ou seja, a empresa deve respeitar sua cultura para que os consumidores também a respeitem.

Esses canais de vendas podem ser usados para divulgar promoções, por exemplo. Dessa maneira, contribuem para fidelizar clientes e para mantê-los sempre comprando os seus produtos.

4. Evite os conflitos de preços entre os canais de venda

É fundamental que os preços estejam ajustados em todos os canais de venda. Empresas que não usam tecnologia para automatizar as operações acabam sofrendo com conflitos de preços entre esses canais.

Quando o consumidor vê um mesmo produto anunciado com preços diferentes nos canais de venda, ele acaba não tendo uma boa impressão do negócio. É o que acontece, por exemplo, quando um determinado preço aparece na URL e um valor diverso aparece no comparador de preço.

5. Use tecnologia para melhorar a sua gestão

Com as ferramentas apropriadas, é possível reduzir bastante os conflitos entre os canais de venda. A automação das tarefas permite integração automática entre todos eles.

Os bons softwares permitem automatizar preços, monitorar campanhas de publicidade, medir desempenho com mais precisão (convertendo todos os dados para números), fazer o monitoramento da concorrência, interagir eficientemente com canais mais dinâmicos (como o Facebook) e outras coisas.

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