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5 dicas para recuperar carrinhos abandonados

Carrinhos abandonados são uma questão recorrente no e-commerce. E a pouca proatividade dos administradores tem como consequências baixa rentabilidade, queda nas taxas de conversão, pouca lucratividade e gastos cada vez maiores com aquisição de tráfego, entre outras dores.

Fizemos um resumo em dicas que servem para diagnosticar e tratar este problema.

  1. Entenda o carrinho abandonado
    Só é possível resolver um problema quando existe conhecimento. Acompanhe a taxa de carrinhos abandonados. O seu painel deve indicar – e alertar os responsáveis – dos carrinhos abandonados.

    Qual é o problema? Pode ser o frete, pode ser o preço, pode ser uma distração no caminho do seu cliente.
    Como nos ensina Bezos e o caso Amazon, análise de dados permanente, personalização de e-mail e comunicação constante são a melhor forma de evitar o problema.

  2. Use marketing personalizado
    Personalize a sua base e automatize seu sistema de maneira que para cada carrinho abandonado, o cliente receba um e-mail relembrando sobre a compra não finalizada e/ou ofertas especiais para o seu caso.
  3. Invista em Usabilidade e Experiência
    Se as taxas de abandono estão altas, vale repassar os princípios básicos de usabilidade e experiência de compra para garantir que o processo está funcionando bem – e a razão do abandono é de ordem subjetiva.
  4. Use ferramentas de recuperação
    Existem diversas formas de recuperar o cliente, além do e-mail marketing. Ações pós clique identificam a saída da página e oferecem avisos personalizados – que podem ser muito eficientes quando bem utilizados. Além disso, as ferramentas comportamentais disponíveis ajudam a oferecer outros produtos para o seu visitante – garantindo a conversão.
  5. Crie processos eficientes

    Para cada solução, tenha processos bem desenhados, com fluxos de navegação, análise de resultados e responsáveis bem identificados. A eficiência de cada processo pode ser medida pelas taxas de recuperação de carrinhos abandonados – já que este é o nosso assunto aqui.

Com estas ações, o seu e-commerce poderá aperfeiçoar o funil de compra, atender melhor seus clientes e, o melhor de tudo, melhorar os resultados.

Foto: jonniarmani via Compfight cc

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