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email marketing

8 dicas para usar bem o e-mail marketing

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O e-commerce brasileiro desperdiça muitas oportunidades em relação ao comportamento de seus clientes que poderiam ajudar a converter mais – enquanto investe pesadamente na aquisição de tráfego. Para garantir ações de marketing com ROI desejado é preciso ser pró-ativo e pensar nos pontos em que campanhas de e-mail marketing ajudam o seu negócio – sem perturbar o cliente.

Abandono de Carrinho – Planeje ações automatizadas para os que abandonaram o carrinho. Para funcionar, é preciso considerar pontos importantes, como a escolha do canal, o momento de envio, o número de ofertas para o mesmo produto e quando começar novas campanhas. Um jeito de começar, se você ainda não faz, é enviar um e-mail marketing com desconto ou promoção no frete em pouco tempo.

Abandono de Navegação – Para realizar esse acompanhamento, é preciso fazer a inserção de um código de rastreamento no site, normalmente atribuído a uma tag capaz de combinar o cookie de navegação ao endereço de e-mail do cliente. Assim, é possível mostrar os produtos visualizados pelos consumidores em uma loja virtual. Você pode criar campanhas específicas para quando estes produtos entrarem em promoção, por exemplo.

Recorrência de Compra – Este recurso é uma boa tática para fidelizar e engajar clientes quando você vende alimentos, produtos pet, produtos de beleza ou itens descartáveis. Neste caso, calcule o ciclo até a nova compra e programe um lembrete para facilitar o processo do seu cliente.

Clientes Inativos – Além de identificar consumidores que não interagem com a marca, o recurso permite criar campanhas específicas para uma determinada segmentação ou comportamento. A estratégia é mais eficiente se combinada com as redes sociais, buscando interação em outros canais.

Redução de Preços e Produtos Similares – Permite mostrar aos clientes outros produtos que se aproximam do histórico de navegação de seu cliente. Nesta estratégia, é preciso conseguir oferecer itens semelhantes – Tvs, celulares, etc – e oferecer outros produtos ou ofertas.

Pós compra – É aquela campanha que mostra que você conhece o seu cliente e está atento aos seus movimentos. Com ela você pode oferecer conteúdos importantes sobre os produtos já comprados ou propor cross-sell ou up-sell, de acordo com a sua estratégia.

Fidelidade – Depois de conquistar a lealdade do usuário, a empresa deve continuar oferecendo descontos, serviços VIP, entre outros. Ações deste tipo permitem compreender as necessidades e hábitos de consumo, proporcionando o máximo em personalização e exclusividade.

Remarketing Blast – Facilita a criação de campanhas tradicionais personalizadas. Ou seja, é possível cadastrar um HTML padrão, programar uma oferta para toda a base e, ao mesmo tempo, preencher automaticamente a mensagem de acordo com o histórico do usuário dentro do seu site.

Via: Administradores, imagem: Yoel Ben-Avraham, CC-BY-SA

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