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9 dicas para usar o Pinterest no e-commerce

Painéis de pins do Pinterest com logo

O Pinterest é a rede social das imagens. Seus clientes estão por lá, pinando como se não houvesse amanhã, criando wishlists e quadros com seus interesses. Já que a imagem é mesmo o centro da venda no e-commerce, você pode, sim, usar a rede para conquistar olhares – principalmente nas duas categorias mais vendidas no e-commerce brasileiro (moda e acessórios e cosméticos).

A rede social, que acaba de fundar seu escritório local, tem lá no site algumas dicas para a criação e configuração do seu perfil, bem como as melhores práticas dentro da rede. Confira aqui: https://business.pinterest.com/pt-br/getting-started . (Infelizmente o pdf com todas as instruções ainda está em inglês, mas as páginas já estão traduzidas).

Com mais de 70 milhões de usuários em todo o mundo, o Pinterest é a segunda rede social que mais gera tráfico para os sites (a primeira é o Facebook). Só que o Pinterest, gera o melhor ticket médio para o e-commerce no mundo inteiro. Pouco usada pelo marketing brasileiro, trata-se de uma rede importante para qualquer setor da economia digital.

  1. Adicione o botão Pin It às suas imagens

O botão é muito fácil de configurar (https://developers.pinterest.com/on_hover_pin_it_buttons/ ) aparece em hover sobre as imagens e torna mais fácil que os seus clientes espalhem suas imagens pelos álbuns.

A rede também oferece uma página em que é possível gerar automaticamente o seu botão (e outros widgets).

  1. Atenção à dimensão das imagens

Como todas as redes sociais que se prezem, também o Pinterest tem tamanhos de imagens ideais para publicação. Confira abaixo

Qual é o tamanho das imagens no Pinterest

(via Community Manager)

  1. Escreva uma boa descrição da empresa

É importante dizer quem é, onde está, ter seu site verificado pela rede (eles explicam como fazer isso na página institucional) e uma boa descrição do seu negócio.

  1. Crie álbuns que representem a sua empresa.

É uma oportunidade única usar painéis para mostrar o que a empresa faz. A Camiseteria criou vários bastante interessantes: Os Camiseteiros e o Camiseteria por aí e Reaproveite suas camisetas, bem ao estilo da marca – jovem, descontraída, acostumada com o cliente no centro do negócio.

[dica: eles têm uma página com as histórias de sucesso e você pode aprender com o que já foi feito]
  1. Explore os Rich Pins

O Pinterest oferece 6 tipos de RichPins – que permitem adicionar detalhes específicos às imagens:

  • App – incluem descrição e botão de instalação para que possam ser acessados diretamente do Pinterest (disponível apenas para iOS).
  • Artigos – com título, autor, descrição e link
  • Produtos – incluem preço em tempo real, disponibilidade e onde comprar
  • Receitas – incluem ingredientes, modo de fazer e como servir
  • Filmes – Classificação, elenco, opiniões/críticas
  • Lugares – endereço, telefone e mapa (útil, por exemplo, para hotéis, restaurantes, bares)
  1. Otimize o Pinterest para os motores de busca

A ideia é garantir que os pins serão facilmente encontrados e levarão ao seu site.

  • Escolha um nome de usuário otimizado
  • Use palavras-chave na seção sobre;
  • Links para o seu site;
  • Diferencie os painéis;
  • Imagens com as palavras-chave no nome e atributo alt, sempre;
  • Use hashtags
  • Aproveite para usar palavras-chave longas.

 

  1. Use palavras-chave que te interessam nos títulos dos álbuns

São elas que aparecem nos melhores resultados da busca, seja no site como no Google.

  1. Olhe sempre os números.

Crie conteúdo, teste, analise, crie mais, teste mais, analise mais. Dica: você só verá os números se seu site for verificado.

  1. Seja transparente e comunique os valores da sua empresa

Se imagens valem por mil palavras, imagine contar histórias sobre a sua empresa e o que vocês realmente fazem. Vale painel sobre as iniciativas de responsabilidade social, ecologia, medidas de eficiência.

[Isso vale para qualquer rede social: ser de verdade e transparente é fundamental, sempre]

 

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