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Avaliação de Produto

Descrição

Ferramenta / Módulo responsável pela consulta e manutenção das Avaliações/Comentários de Produtos realizados pelos e-consumidores.

Nesta ferramenta é possível realizar ações como:

– Ativar / Desativar / Excluir avaliação/comentário para exibição na loja;
– Consultar Avaliações/Comentários de Produtos utilizando filtros, como:

  • Status da avaliação (Ativado / Desativado)
  • Consulta de produtos por nome;
  • Nome do produto (seleção no combobox);
  • E-Mail do e-consumidor;

Caminho no painel

Painel > Gerência > Produtos > Controle de Produtos > Comentários de clientes sobre produtos

Ao acessar o painel administrativo no caminho indicado acima, serão listados todos os comentários cadastrados, ordenados de forma crescente pelo código do produto.

01

LEGENDA

1 – Comentários Cadastrados – Link para voltar ao menu principal, listando todos os comentários cadastrados;
2 – Consultar Comentários – Opção para realizar de forma mais específica (filtros) a busca dos comentários de determinados produtos;
3 – Nome do produto – Nome do produto;
4 – Nome – Nome do e-consumidor que realizou a avaliação do produto;
5 – Cidade – Nome da Cidade indicada pelo e-consumidor no momento da avaliação;
6 – Data/Hora – Registro de data e hora da avaliação realizada pelo e-consumidor
7 – Status – Status da avaliação que o e-consumidor realizou, sendo “A” ativo e “D” desativada;
8 – Ação – Desativar, Ativar ou Excluir avaliação;

Validação de Informações digitadas

Para realizar a validação do comentário realizado pelo e-consumidor, basta clicar no Nome do e-consumidor (item 3 da imagem acima). Com isso, será exibida uma nova tela, com todos os dados do e-consumidor e sua opinião sobre o produto.

02
LEGENDA

1- Comentários Cadastrados – Link para voltar ao menu principal, listando todos as avaliações/comentários cadastrados;
2- Consultar Comentários – Opção para realizar de forma mais específica (filtros) a busca dos comentários de determinados produtos;
3- Nome do produto – Nome do produto;
4- Dados do e-consumidor e Avaliação:

  • Nome – nome do e-consumidor;
  • E-Mail – e-mail do e-consumidor
  • Cidade – cidade do e-consumidor
  • Nota do produto – quantidade de estrelas que o e-consumidor selecionou na avaliação, podendo ser de 1 até 5;
  • Mostrar e-mail – opção que o e-consumidor selecionou no momento que estava realizando a avaliação, onde “Sim” exibe o e-mail e “Não” não exibe o e-mail;
  • Status (Ativado / Desativado) – status atual do comentário, sendo “A” ativa na loja virtual e “D” desativado na loja virtual;
  • Título – título do comentário informado pelo e-consumidor;
  • Comentário – texto que o e-consumidor escreveu sobre o produto;

Se todas as informações digitadas pelo e-consumidor estiverem de acordo, basta ativar a avaliação/comentário do e-consumidor e a mesma será exibida na loja virtual, na página de detalhes do produto (aba opinião dos clientes). Caso as informações não sejam válidas, basta realizar a exclusão ou não ativar a avaliação/comentário do produto.

Ativação, Desativação e Exclusão de Avaliação/Comentário de Produto

Para realizar a Ativação/Desativação da Avaliação/Comentário, basta clicar na ação correspondente.

03

LEGENDA

1 – ATIVAR – Ao clicar em ATIVAR o comentário será automaticamente exibido na loja (área pública)
2 – DESATIVAR – Ao clicar em DESATIVAR o comentário será automaticamente ocultado da loja (área pública)
3 – EXCLUIR – Ao clicar em EXCLUIR, o comentário cadastrado pelo e-consumidor será removido permanentemente;

Consulta de Avaliações/Comentários cadastrados

CAMINHO: Painel > Gerência > Produtos > Controle de Produtos > Comentários de clientes sobre produtos > Consultar comentários

04

LEGENDA

1- Consultar Comentários – Ao clicar em CONSULTAR COMENTÁRIOS, será aberta uma nova página para realizar a busca de um comentário específico, utilizando os filtros:

  • Status da avaliação (Ativado / Desativado);
  • Consulta de produtos por nome;
  • Nome do produto (seleção no combobox);
  • E-Mail do e-consumidor.

05
LEGENDA

1 – Consultar produto por status – Filtro através dos status Ativado/Desativado dos comentários;
2 – Consultar produto por nome – Busca dos comentários através do nome dos produtos;
3 – Consultar por produtos – Filtro com todos os produtos que possuem avaliação/comentário cadastrados;
4 – Consultar por e-mail – Busca de avaliação/comentário através do e-mail do e-consumidor;

Área Pública (Versão Desktop)

Caminho: Área pública da loja > Página de detalhes de Produto

Cadastro de nova Avaliação/Comentário

Na área pública (versão Desktop), existem 2 formas de realizar o cadastro da avaliação/comentário sobre o produto, sendo elas:
1 – Selecionando as estrelas de avaliação do produto (Avaliação de 1 [Ruim] até 5 [Excelente]);
2 – Através aba “Opinião dos clientes”

Avalie este Produto (Estrelas) – Será exibido a média das avaliações/comentários que o produto recebeu (soma da quantidade de estrelas selecionadas, divididas pela quantidade de avaliações). Caso o produto não tenha nenhuma avaliação cadastrada, as estrelas não serão exibidas preenchidas.

06

LEGENDA

1- Avalie este produto – Estrelas para avaliação do produto (Avaliação de 1 [Ruim] até 5 [Excelente]).

O e-consumidor poderá escolher entre 1 estrela (Ruim) até 5 estrelas (Excelente). Ao clicar na quantidade de estrelas desejadas, será aberta uma janela com o formulário de avaliação do item (vide imagem no final do tópico).

Escreva um comentário sobre o produto

Na página de detalhes do produto, ao clicar no botão Escreva um comentário sobre o produto, será aberta uma janela com o formulário de avaliação do item (vide imagem no final do tópico).

07

LEGENDA

1 – Informações do Produto – Barra horizontal onde são exibidas abas com as informações do produto;
2 – Opinião dos clientes – Exibição das opiniões que o produto recebeu dos e-consumidores;
3 – Escreva um comentário sobre o produto – Opção para realizar o cadastro de uma nova avaliação/comentário para o produto;
5 – Listagem de avaliações/comentários ativos – Será exibido o nome do e-consumidor, e-mail, cidade, estado, data/hora da avaliação, avaliação (quantidade de estrelas), título e comentário;

Cadastro de nova avaliação/comentário – Formulário

Ao clicar em Avalie este produto (estrelas) ou em Escreva um comentário sobre o produto, será aberto um formulário para preenchimento do comentário sobre o produto, onde posteriormente o lojista receberá o mesmo no painel administrativo e poderá libera-lo para ser exibido na área púbica (loja virtual).

08

LEGENDA

1 – Imagem do produto;
2 – Nome do produto;
3 – Estrelas (Avaliação) – campo para o e-consumidor informar sua nota para o produto;
4 – Nome – campo para ser informado o nome do e-consumidor;
5 – E-Mail – campo para ser informado o e-mail do e-consumidor;
6 – Cidade e Estado – Campo para ser informado o nome da cidade do e-consumidor e seleção da sigla do estado (UF);
7 – Título – campo para ser informado o título do comentário a ser realizado;
8 – Sua opinião – campo para ser informado o comentário sobre o produto;
9 – Mostrar E-Mail – campo para autorizar a exibição do e-mail do e-consumidor nos comentários;
10 – Captcha – código de verificação (segurança da plataforma);
11 – Botão Enviar – ação para realizar o cadastro do comentário;

REGRAS

– A exibição de avaliações/comentários de e-consumidores, somente será visualizada, mediante a ativação do item via painel administrativo;
– Os produtos devem obrigatoriamente estar ativos na plataforma para que os comentários sejam exibidos na página de detalhes do produto);

– Histórico de Versões

Versão 14.1.1
– Cálculo da média das notas da avaliação para exibição na detalhes de cada produto

Versão 13.1.1 – Lançamento do Produto

Incompatível:

Visualização das avaliações/comentários está disponível apenas na versão desktop. Ou seja, a mesma não está contemplada na versão mobile da loja.

Esse tutorial foi elaborado por:
Marlon Souza
Especialista de Suporte na JET e-Business.

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