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Calendário de datas comemorativas no e-commerce: saiba como aproveitar

O comércio tradicional já sabe há muito tempo que os consumidores adoram ter um bom motivo para comprar.

Por isso, o calendário de datas comemorativas sempre foi muito bem explorado pelo varejo. Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Namorados são alguns dos exemplos de eventos que impulsionam as vendas e fazem a alegria dos lojistas.

Mas esse não é um privilégio do varejo físico. O e-commerce está aprendendo a aproveitar não só essas datas, mas outras criadas especificamente pelo segmento. Quer saber quais são elas e como usá-las para atrair consumidores? É sobre isso que vamos abordar neste post. Então, continue a leitura!

Por que adotar um calendário de datas comemorativas?

Quando se fala em aumento de vendas, não existe mágica. Resultados expressivos acontecem quando a empresa investe intencionalmente no marketing, atraindo e incentivando o consumo.

Esse é o papel do calendário de datas comemorativas. Ele permite que o e-commerce se prepare para essas ocasiões. A empresa pode providenciar um estoque compatível com suas expectativas de vendas e também preparar ações de marketing.

Quando o e-commerce trabalha com esse calendário, é possível estabelecer:

  • estratégias para abordar os consumidores;
  • análise da viabilidade de incentivos para o consumo, como promoções e frete grátis;
  • definição das atividades primordiais para a data, incluindo os aspectos logísticos;
  • criação de um clima de incentivo ao consumo, mesmo nas datas que não estão ligadas à ideia de compras ou ao ato de presentear;
  • direcionamento de ações de marketing digital, como e-mails, aos segmentos de público que se identificam com a data;
  • utilização do CRM para enviar ofertas interessantes para o consumidor, de acordo com seu histórico de compras.

Quais são as principais datas comemorativas para o e-commerce?

O comércio virtual tem uma grande vantagem: ele aproveita as datas tradicionais e também criou outras ocasiões especiais. Confira quais são as principais:

Calendário de datas comemorativas tradicionais

São aquelas datas que a maior parte das pessoas comemora. As mais conhecidas e exploradas pelo varejo são:

  • Páscoa: feriado religioso em data variável, entre março e abril;
  • Dia das Mães e Pais: acontecem no segundo domingo de maio e agosto, respectivamente;
  • Dia dos Namorados: 12 de junho;
  • Dia das Crianças: 12 de outubro;
  • Natal: 25 de dezembro.

Existem outras datas que não evocam a mesma ideia de troca de presentes. No entanto, elas são importantes para o comércio de determinados segmentos. Um exemplo é o carnaval, que envolve a compra de fantasias e itens para festas. Lojas de móveis podem convidar o consumidor para renovar a casa no Ano Novo. Basta usar a criatividade!

Calendário de datas comemorativas do e-commerce

Mas além dessas datas tradicionais, o varejo online criou alguns eventos para impulsionar as vendas ao longo do ano. Os principais são:

Black Friday

É a mega liquidação que acontece na última sexta-feira de novembro. A data é muito popular nos segmentos de telefonia e celulares, eletrodomésticos e moda e acessórios, mas também é adotada por outros nichos.

Cyber Monday

Acontece na segunda-feira posterior à Black Friday. Seu foco é no comércio de eletrônicos, mas outros segmentos também a adotaram. A liquidação é ótima para queimar o que sobrou da sexta-feira anterior, além de convidar os consumidores para anteciparem as compras de Natal.

Boxing Day

Trata-se de uma liquidação para desovar o estoque que sobrou do Natal. Por isso, ela acontece em 26 de dezembro.

Dia do Consumidor

Muitas empresas brasileiras já estão aproveitando essa data. Oficialmente, o Dia do Consumidor acontece em 15 de março, mas o comércio convencionou que o evento será comemorado na quarta-feira após esse dia.

Dia do Frete Grátis

Esse é outro evento criado pelo e-commerce. Na última sexta-feira de abril, as lojas virtuais oferecem entrega grátis aos seus clientes, como forma de impulsionar o consumo. Ainda não ganhou tanta notoriedade no Brasil, mas pode crescer com incentivo.

Quais são as oportunidades que o seu e-commerce pode aproveitar?

Sempre vale a pena destacar que a adequação é essencial. O e-commerce deve focar, prioritariamente, em datas que se relacionam com seu segmento. Uma loja de lingerie dificilmente conseguirá explorar bem o Dia das Crianças, por exemplo.

Além disso, o e-commerce pode explorar datas que não estão nos calendários acima, mas que se relacionam ao seu nicho. Lojas de equipamentos esportivos podem criar promoções para o Dia do Esportista (19 de fevereiro) e obter bons resultados.

Da mesma forma, os outros segmentos podem aproveitar uma série de oportunidades. Porém, é preciso lembrar que, para que a data “pegue” e tenha a adesão do consumidor, a loja online precisa preparar o clima e incentivar as pessoas com antecedência.

Outra ocasião que vale uma boa comemoração é o aniversário da sua empresa. Algumas redes de supermercado ficaram conhecidas por promoverem um mês inteiro de ofertas e descontos. Invista no marketing e colha os resultados desse esforço.

Como aproveitar o calendário de datas comemorativas?

Não poderíamos encerrar este post sem algumas dicas para alavancar as vendas nessas datas especiais. Então, prepare-se para colocá-las em prática e ver seu faturamento aumentar.

1. Planeje com antecedência

Como mencionamos, toda data comemorativa deve ser bem planejada. Preparo do estoque para a demanda extra e da logística de entregas é essencial para conquistar o consumidor. Além disso, é necessário criar o clima com ações de marketing. Portanto, comece com antecedência.

2. Personalize sua abordagem

Tenha um banco de dados completo, que permita identificar as preferências do cliente. Dessa forma, sua empresa poderá enviar ofertas personalizadas, com produtos correspondentes aos interesses do consumidor.

3. Crie promoções irresistíveis

As pessoas gostam de comprar. Às vezes, elas só precisam de um empurrãozinho: a queda dos preços. Faça seus cálculos com critério, analise a concorrência e ofereça descontos ou frete grátis. Também aproveite para incentivar o consumo de produtos de baixo giro ou que estão parados em seu estoque.

4. Invista em ferramentas adequadas

Sua loja virtual deve estar preparada para receber um número maior de visitantes e suportar as operações relacionadas à compra. Aposte em uma plataforma que dê condições para que os usuários tenham uma excelente experiência e ofereça facilidades, como social login e checkout rápido. O consumidor agradece — e volta!

5. Aperfeiçoe seus processos

Use dados de promoções anteriores para identificar os aspectos em que é necessário melhorar seus processos e solucionar os problemas. A satisfação do cliente deve vir em primeiro lugar para que a data comemorativa tenha um impacto positivo para essas vendas pontuais e para a imagem do negócio como um todo.

Agora você já sabe como aproveitar o calendário de datas comemorativas para alavancar as vendas e conquistar os clientes. Quer descobrir como preparar seu e-commerce para competir até mesmo com as grandes lojas virtuais e tornar essas ocasiões ainda mais lucrativas? Continue no blog e confira o post!

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