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DESTAQUEDicas para Vender Mais

Como aumentar as vendas com as tradicionais liquidações de janeiro?

By 11/01/2022maio 22nd, 2023No Comments

As datas sazonais são excelentes momentos para comercializar mais produtos. O início do ano, no entanto, não costuma ser um período propício para as compras. 

Os consumidores geralmente ainda estão com pendências da época do Natal e têm uma alta carga de impostos a serem pagos, além de outros gastos. 

Como aumentar as vendas nesse período, então? Para aproveitar o início do ano e alcançar bons resultados com a sua loja é preciso planejar com cuidado as ações. 

Separamos algumas informações importantes para aumentar as vendas nas tradicionais liquidações de janeiro. Confira!

1. Elabore um planejamento

Esse é o passo mais importante, pois irá orientar a sua ação e contribuirá para que possa ter sucesso. 

No varejo, é comum ver empresários dando início a promoções só porque o seu concorrente desenvolve um trabalho semelhante. 

Isso pode até dar certo, mas sem o devido planejamento é provável que a loja não consiga explorar todo o potencial desse tipo de estratégia. 

Antes de iniciar uma liquidação ou promoção é preciso fazer um bom planejamento e certificar-se de que está montando uma ação campeã. 

Veja quais aspectos devem ser considerados em cada uma das frentes do seu negócio:

Fornecedores

Uma campanha de vendas pode significar o rápido esvaziamento das prateleiras. Assim, é preciso certificar que tem a quantidade necessária de produtos em estoque. 

Caso contrário, é necessário consultar fornecedores para ver se conseguem atender à sua demanda ou se têm como repor rapidamente o seu estoque em caso de sucesso da promoção.

Preço

A campanha, para dar resultados, exige a redução de preço de algumas mercadorias. Porém, isso não quer dizer que a loja deve perder dinheiro. 

Portanto, avalie se o preço a ser praticado não sacrifica a sua margem de lucro, se vale a pena abaixar o valor do produto e qual o melhor valor a ser usado.

Volume

Promoções e liquidações atraem clientes e aumentam o fluxo da loja. Esteja preparado para isso! Alerte e treine a sua equipe para lidar com a quantidade de pessoas, certifique-se de ter e repor produtos no estoque. 

Fique atento: otimize seu e-commerce para suportar as demandas e adote prazos e condições que realmente possam ser cumpridos.

Lembre-se: o planejamento é um processo essencial em diversos momentos do seu negócio. Desde a construção da marca, desenvolvimento da loja e consolidação da empresa.

Assim, sempre que for fazer alguma nova ação é importante ter atenção e cuidado com o planejamento.

2. Invista em divulgação

De que adianta organizar uma liquidação ou promoção se ninguém ficar sabendo dela? 

As pessoas precisam tomar conhecimento da sua ação para que possam se interessar por ela, ir até a sua loja e comprar com você. 

A melhor forma de alcançar o seu público é investir na divulgação. Atualmente, existem diversas formas de se promover o negócio. O que definirá o modelo a ser usado é o seu público-alvo. 

Saiba quais são os canais de comunicação mais usados por ele e desenvolva neles as suas campanhas publicitárias. 

No comércio eletrônico, é impossível abrir das estratégias de marketing digital. Porém, para obter bons resultados, é importante diversificar os seus investimentos e, no caso das promoções, é imprescindível ter ações específicas para atrair os consumidores. 

Assim, se a loja atua com links patrocinados, lembre-se de que os anúncios devem direcionar o cliente para a página que explica sobre a liquidação. 

Analise também a possibilidade de uso do e-mail marketing. Esse canal funciona bem para essa comunicação mais direta com o público, principalmente se a loja investir na personalização. 

No período da promoção, programe também o envio de newsletters.

Considerando a atual demanda dos clientes, avalie ainda a possibilidade de usar os serviços de mensageria, como o WhatsApp.

As comunicações via essa plataforma têm resultados de abertura e de clique maiores que de outros canais, desde que a empresa adote o tom correto, valorizando essa possibilidade contato personalizada.

3. Escolha os produtos certos

Mais do que definir valores especiais, condições de pagamento únicas e outras possibilidades exclusivas, é importante escolher quais os produtos serão colocados em promoção ou liquidação. 

Afinal, são eles que despertam o interesse da pessoa e as levam considerar se fecham ou não negócio com você. 

A liquidação de janeiro é excelente para dar vazão aos produtos que estão parados nas suas prateleiras, que saíram de linha ou que possuem baixo giro de estoque. 

Com isso, você não apenas consegue melhorar o faturamento da loja, como abre espaço para acomodar novos itens que serão comercializados ao longo do ano. 

Uma alternativa para os períodos de promoção é trabalhar com kits de produtos, oferecendo vantagens para quem adquirir mais de um item. Nesse caso, o principal é garantir que os produtos tenham relação.

4. Tenha uma vitrine bem montada

Não é segredo para ninguém que uma vitrine bem montada tem um impacto importante nas vendas. Ela é o cartão de visitas da loja. 

No ambiente físico, trata-se do primeiro contato que uma pessoa que passa pela rua tem com o seu estabelecimento. E, na loja virtual, é importante usar adequadamente os recursos da sua plataforma de e-commerce. 

Além de selecionar os produtos em promoção, não deixe de incluir banners chamativos para destacar as ofertas e de facilitar o acesso aos itens que fazem parte da liquidação.

Uma boa forma de se fazer isso é usar flags promocionais indicando o desconto de cada produto. 

Fique atento: quando for fazer a sua campanha de janeiro, busque ser criativo e apostar em uma montagem atraente para seus consumidores! 

Lembre-se de que é importante diferenciar-se da concorrência, que também vai investir nesse tipo de estratégia nesse período do ano.

5. Defina prazo para o fim das promoções

Não há sentido fazer uma promoção ou liquidação que não tem fim. Essa estratégia só tem valor devido ao seu caráter imediatista e de tempo limitado — as pessoas são atraídas justamente pela urgência em conseguir comprar uma mercadoria que precisa ou se interessa com uma condição especial. 

Portanto, é essencial determinar um período de vigência da promoção. Mas, para que não tenha problemas futuros, deixe bem claro quais as condições oferecidas em suas ações, qual o prazo de duração e demais informações importantes para seus consumidores. 

Agora você está pronto para planejar, desenvolver e criar uma campanha comercial vencedora para o mês de janeiro. 

Coloque as nossas dicas em prática, trabalhe corretamente a sua ação e experimente novos resultados em termos de conversão

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