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Operação, Logística e Estoque

Dados: como extrair informação da análise

By 08/11/2023novembro 17th, 2023No Comments

Qual produto mais vendeu? Qual o horário? Qual foi o retorno da campanha? Qual a informação demográfica? Quantas reclamações no serviço de atendimento?  

Essas informações são fundamentais para os profissionais avaliarem seu planejamento, a performance das campanhas, o desempenho do e-commerce, entre outras muitas frentes do negócio. 

Números, sabemos e sempre dizemos, são uma das grandes vantagens dos negócios digitais e, consequentemente, do e-commerce.  

O sucesso depende deles? Sim, com certeza. Afinal, são dos relatórios de dados que nascem não só as estratégias, mas também os eventuais ajustes delas. 

Dicas para usar os dados de forma inteligente 

O primeiro aspecto a ser observado é que do diretor ao analista, do gerente ao vendedor, é importante que todos os envolvidos na cadeia do e-commerce entendam os dados e saibam como extrair o melhor deles. 

Para assegurar que isso aconteça, algumas questões são prioritárias:

1. Estudar o assunto

É preciso manter toda a equipe atualizada. Cursos, Webinars, white papers, vídeos. Valem todas as ferramentas para incorporar informação de qualidade à empresa.

2. Utilizar bem as ferramentas disponíveis

Para que as ferramentas funcionem, é preciso cumprir diligentemente os passos, preencher todos os campos, criar marcadores, manter registros.  

O trabalho prévio resulta em informação de mais qualidade. Talvez seja preciso treinar a equipe para que saiba como cada sistema funciona e a importância de evitar atalhos – que costumam economizar tempo no momento e atrasar a entrega de resultados quando precisamos consultar bases. 

4. Focar no resultado que precisa

Se você precisa de números para planejar a produção, vai precisar saber as taxas de conversão por produto.  

Se você precisa de desempenho de campanhas, precisará saber como e quando as conversões acontecem – muitas vezes, os carrinhos são abandonados até a noite ou final de semana, pois as pessoas começam a compra em um lugar ou equipamento e terminam em outro. 

Cada área precisa conhecer muito bem o painel de administração de suas ferramentas, o que podem entregar e, importante, como consultar as bases. 

4. Administrar os níveis de acesso de sua plataforma

Nem todos os funcionários precisam de todas as informações em seus painéis.  

Mesmo assim, continua importante que todos os envolvidos tenham acesso à informação completa. Espalhar informação sempre é uma forma inteligente de produzir eficiência e inovação.

5. Entender o que fazer com a informação

De nada adiantam dados fresquinhos, fiéis à realidade, se eles não ajudam a chegar a objetivos concretos: realinhar o planejamento com a realidade; estabelecer e cumprir metas; checar se o ROI estabelecido foi alcançado, entre muitos outros.

6. Criar ideias

Os relatórios são ótimos para a contabilidade. Nos negócios, o que realmente faz a diferença são os alertas, as ideias e as derivações. Para fazer isso é preciso saber fazer as perguntas e relacionar as informações que você já tem. 

A mágica dos dados aparece quando as pessoas entendem as suas possibilidades e suas perguntas são menos sobre o acerto das decisões passadas e mais sobre as informações para tomar melhores decisões agora. 

E assim você aperfeiçoa seu marketing, aumenta conversões, faz suas campanhas desempenharem mais. 

Como implantar uma cultura de dados no e-commerce 

Devido à importância do assunto, o ideal é que haja uma cultura de dados na empresa, ou seja, que a operação se estruture para fazer a coleta, o armazenamento e a análise de informações. 

Para isso, é preciso investir em fluxos de trabalho que favoreçam essas atividades e dotar a empresa dos recursos técnicos apropriados. 

Como citamos acima, os dados só terão valor para a empresa se eles forem transformados em insights. Ou seja, é prioritário ter pessoas capacitadas para fazer a análise e, principalmente, cuidar do compartilhamento dessas informações. 

No dia a dia do comércio eletrônico, por exemplo, existe um subaproveitamento das informações disponibilizadas pelas plataformas de e-commerce. 

Outro aspecto fundamental nessa etapa de estruturação da empresa é a integração dos canais. 

O comportamento omnichanel do consumidor exige mais atenção com essa demanda e temos que pensar que o uso dos dados é fundamental para personalizar a experiência do cliente.  

Na implantação da cultura de dados, considerando que a empresa passará a orientar suas decisões a partir de informações mais precisas e não apenas da “intuição”, uma das dificuldades é a falta de estratégias bem definidas. 

Neste sentido, recomenda-se que o planejamento do uso de dados seja feito, por exemplo, a partir das etapas do funil de vendas. 

Dessa forma, a decisão a ser tomada pelos gestores é a definição de quais métricas e indicadores serão adotados para cada estágio: atração, conversão e fidelização. 

Com isso, podem indicar objetivos a serem alcançados em cada frente e, claro, usar os dados como suporte para as decisões. 

Adotar esse tipo de estratégia em meio à correria do dia a dia não é fácil, daí a necessidade de a empresa definir fluxos de trabalho específicos para as diversas situações que enfrenta no dia a dia e que pode levar à perda de vendas. 

Se os registros do cliente estiverem devidamente atualizados, como se exige de uma empresa que atua com a cultura de dados, será possível não apenas fazer a abordagem diferenciada (com um cupom de desconto, por exemplo), como usar o canal de sua preferência, o que torna a ação mais efetiva. 

Com a automatização do atendimento, por exemplo, é fácil acessar os relatórios específicos sobre como o cliente foi tratado ao acionar os serviços dedicados à essa área. 

Mas será que as informações têm sido empregadas no dia a dia? A empresa sabe qual canal tem gerado mais satisfação para o consumidor? Monitora as menções positivas e negativas? 

Como se pode imaginar, esse processo não acontece no curto prazo, nem de forma “automática”. É por isso que dizemos que a cultura de dados precisa ser trabalhada internamente. A partir daí é que ela ganha um papel realmente transformador em qualquer negócio. 

Qual a importância da plataforma de e-commerce? 

A escolha da plataforma de e-commerce adequada ajuda bastante neste quesito, uma vez que a empresa tem acesso a informações que permitem orientar suas estratégias. 

Como exemplo, podemos citar o JET Analytics, que agiliza a tomada de decisão, fornecendo diversos relatórios para auxiliar na gestão do negócio e o aumento das vendas. 

Com alguns cliques o cliente tem acesso ao: 

– Comportamento e jornada de compra 

É possível ter informações sobre melhores clientes, funil de compras, novos clientes mensais e comparativos por faixa etária e sexo. 

– Relatório de carrinhos abandonados 

Permite analisar o comportamento do consumidor para tomadas de decisão ágeis, recuperando mais vendas. 

– Estatísticas gerais 

Visitantes de loja, clientes cadastrados, e-mails cadastrados, pedidos e uma série de estatísticas disponíveis a um clique. 

– Análise de Visitas à Loja Virtual 

Tabela comparativa de profundidade de visitas x faturamento. 

Essas informações obtidas na própria plataforma de e-commerce podem ser usadas para desenhar as estratégias de vendas e de marketing. E, quando correlacionadas a outras informações, podem gerar valiosos insights para a tomada de decisões também em outras áreas do negócio. 

Como mostramos neste artigo, saber como extrair informações da análise dos dados representa uma oportunidade para se aproximar de seus clientes e, assim, fazer ofertas mais assertivas, o que vai resultar em respostas mais eficientes para toda a operação. 

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Leia também este artigo Veja como empregar os KPIs de vendas no e-commerce de forma estratégica. 

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