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Clientes, Experiência e Atendimento

Diferencie-se e sobreviva à concorrência do comércio eletrônico

By 24/06/2011dezembro 8th, 2022No Comments

Vários aspectos podem destacar uma loja virtual de outra, na concorrência desenfreada que tomou o comércio eletrônico desde que os empresários do setor (e também o faturamento) começaram a se destacar na economia brasileira. A boa notícia é que a internet continua democrática, há espaço para todos, com algumas ressalvas. É preciso se diferenciar. Os clientes buscam comodidade, mas também querem ter uma experiência parecida com a da compra nos locais físicos e esta é extremamente sensorial.

Para começar bem, o consumidor precisa sentir que navega em um ambiente seguro. O tema é exaustivamente debatido, não à toa. Ainda existem empresas que não se preocupam em blindar sua loja, nem em se certificar com protocolo SSL (Security Socket Layer). O símbolo que identifica o certificado ou o https são os principais fatores para manter os consumidores na loja virtual.

Posicionamento de mercado a partir de detalhes

Quem compra pela internet não tem paciência para esperar o carregamento de uma página por mais do que alguns segundos. “A velocidade é um aspecto que não pode faltar, assim como a navegabilidade tem de ser estudada com cuidado. O empreendedor virtual precisa se lembrar que somados, os detalhes concretizam o negócio e fidelizam os clientes”, afirma o diretor geral da JET e-Commerce, Luiz Mario Lunardi.

À medida que a intimidade em fazer compras pela internet avança, aumenta o nível de exigência dos e-consumidores espalhados pelo Brasil. De acordo com a quinta edição da pesquisa da Accenture, 86% das pessoas esperam por um atendimento mais qualificado. Ou seja, na percepção dos entrevistados, os vendedores não possuem conhecimento técnico para orientar a compra. Para 83%, o atendimento não atende às necessidades específicas da compra, o que em outras palavras quer dizer: o fundamento do marketing não chega sequer a ser explorado pelo vendedor.

E é justamente o marketing o fator crucial para o desempenho positivo na web. O preço é um atrativo, mas não somente. Presenteie os clientes com cupons de desconto, promoções exclusivas por meio do e-mail marketing e utilize as redes sociais, que humanizam o processo de venda e transformam a relação cliente / marca. Aproveite ainda o caráter imediatista deste canal com hotsites de lançamento de produtos.

Diferenciais competitivos

Por que uma loja se destaca no mercado competitivo? A resposta pode ser qualidade de imagem. Para comprar sem medo de errar, o cliente busca visualizar todos os ângulos de um mesmo produto. As descrições também são importantes para orientar a decisão de compra do cliente. Essa é, inclusive, uma boa maneira de se destacar nas buscas orgânicas. Ao invés de copiar as informações dos fornecedores, seja criativo, crie um texto alternativo, e os sites de busca poderão qualificá-lo melhor por conta do conteúdo exclusivo. O destaque na página principal aumenta as chances de potencializar o tráfego de sua loja virtual.

Recursos específicos para lojas segmentadas te colocam à frente da concorrência. A taxa de conversão pode dar um salto com um cuidado simples. Por exemplo, uma loja de joias pode incluir uma tabela de medidor de anéis e o provador digital pode ser a chave para quebrar a resistência daqueles consumidores que compram tudo pela internet, menos roupa, por medo de não acertar na numeração.

Algumas adequações são capazes de mudar todo o cenário de vendas na internet. Mas, para se alinhar a exigência do setor, primeiro estude o público-alvo. Logo em seguida, analise o potencial de mercado. Por último, comemore os resultados.

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