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Clientes, Experiência e Atendimento

Conheça as maiores vantagens do e-commerce de nicho

By 06/07/2023julho 28th, 2023No Comments

O que é mais interessante: abrir um e-commerce com itens para públicos variados ou direcionar suas atividades para um só segmento?

Essa questão é amplamente discutida e tem uma grande importância no planejamento e construção de um negócio. 

Ter um leque maior de produtos é uma boa opção, mas criar um e-commerce de nicho tem diversas vantagens.

Para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, reunimos informações importantes neste artigo. Mostramos os maiores benefícios de centralizar o seu empreendimento, além de indicar alguns dos principais nichos do mercado. Boa leitura!

Teoria da cauda longa: entenda porque ela continua válida

O livro A cauda longa, do americano Chris Anderson, mexeu com a cabeça de muitos empreendedores por todo o mundo. Ele trata sobre a mudança que a internet ocasionou dentro das empresas, mais especificamente nos segmentos de mercado que elas atacam.

A discussão levantada é bem interessante e continua válida. Anderson faz uma reflexão sobre os limites de uma loja física e o “estoque infinito” de uma loja virtual. 

A teoria da cauda longa trata sobre a possibilidade de uma empresa ofertar produtos diversos ao público, atraindo mais clientes e atuando em nichos diversificados.

Os marketplaces são um bom exemplo nesse caso. Essas plataformas oferecem uma miscelânea de produtos, como itens eletrônicos, roupas, objetos pessoais etc.

Porém, há uma forte concentração do faturamento sobre determinados departamentos, o que mostra um grande potencial na criação de um e-commerce de nicho. Por isso, confira o próximo tópico com as vantagens dessa opção.

Quais são as principais vantagens em criar um e-commerce de nicho?

Melhor relacionamento com o cliente

Uma das principais vantagens em criar um e-commerce de nicho é a construção de um relacionamento mais sólido com os clientes. 

Por estar focado em linhas específicas de produtos, o empreendedor consegue entender melhor as características e necessidades do seu público-alvo.

Com isso, a comunicação, a criação do ambiente online e as estratégias de marketing se tornam mais eficientes, embasadas na definição de uma persona da empresa.

Inclusive, as ações de marketing ganham muito com um público-alvo bem definido e conhecido. Uma publicação nas redes sociais ou pelo Google AdWords pode ser direcionada, otimizando os investimentos.

Já em um e-commerce generalizado, o público pode ser totalmente heterogêneo, com características e interesses bem diversos. 

Isso aumenta o custo em toda a jornada de compra, desde a prospecção até o fechamento.

Fidelização mais eficiente

Com um melhor relacionamento, a fidelização dos clientes se torna mais fácil. Imagine que você deseje criar um e-commerce de materiais esportivos, por exemplo. 

A sua rede de clientes será bem definida. As ações de encantamento se tornam potencialmente eficientes.

Esse processo de fidelização mais facilitado gera um fluxo maior de vendas frequentes e recorrentes. 

Outro ponto interessante é que um cliente fidelizado passa a atuar como um promotor da marca, utilizando os seus canais de comunicação, como as redes sociais, para atrair novos consumidores de forma orgânica.

Economia na criação da plataforma do e-commerce

A adoção de uma plataforma de e-commerce é uma etapa crucial no planejamento do negócio. É preciso tomar muito cuidado nessa tarefa para não prejudicar o sucesso do empreendimento.

Se você optar por criar uma loja online com uma grande variedade de produtos, a estrutura deve ser maior e mais organizada. Isso reflete em criar mais recursos para manter um bom e lucrativo funcionamento, o que acarreta maior custo.

Já com um e-commerce de nicho, esse processo é simplificado, exigindo um menor investimento inicial.

Melhor posicionamento da marca

Marcas que se direcionam para um nicho específico conseguem criar uma identidade mais forte com o público, estabelecendo um posicionamento sólido no mercado.

Com um e-commerce de nicho, conquistar uma posição de referência no mercado se torna uma tarefa menos desafiadora, atraindo os consumidores e gerando um bom faturamento.

Logística facilitada

A logística para o funcionamento de um e-commerce demanda muita atenção, principalmente se a loja virtual pretende trabalhar com uma extensa gama de produtos.

Se a empresa opta por atuar com um estoque físico, haverá uma limitação de espaço para armazenar os itens. Além disso, há que se preocupar com a validade dos produtos, se for o caso.

Com um e-commerce de nicho, a logística é simplificada, desde a compra até o armazenamento. Essa opção conta com uma menor variação dos produtos, então a quantidade de fornecedores tende a ser menor.

Quais são os melhores nichos de mercado para se abrir um e-commerce?

Alimentação saudável

A preocupação com o bem-estar está cada dia mais presente na sociedade. As pessoas têm buscado uma melhor qualidade de vida, balanceando a prática de exercícios físicos com bons hábitos alimentares.

Segundo os estudos realizados nessa área, essa situação tornou-se ainda mais presente no dia a dia da população no período pós-pandemia.

Diante desse cenário, oferecer alimentos saudáveis, seguindo uma dieta bem balanceada, pode ser um grande negócio. 

Para ter sucesso, é preciso investir na educação do público-alvo, criando e compartilhando conteúdos que mostrem os benefícios daquele que pode ser considerado um investimento e uma melhor condição de vida.

Moda

O mercado da moda é outra opção para o empreendedor que deseja focar em um nicho de mercado. Esse segmento movimenta muito a economia, sempre com novas tendências.

De acordo com dados do Euromonitor International, as vendas de moda on-line no país cresceram cerca de 16% em 2022.

Com essa ideia de investimento, o empreendedor pode segmentar ainda mais o seu público, seja por gênero (masculino ou feminino), seja por tamanhos, tipos ou outras formas de divisão.

Para alcançar o sucesso no mercado da moda, a dica é estar sempre atualizado! O que está na moda hoje pode ser considerado ultrapassado amanhã, então fique bem atento!

Beleza

O setor de beleza é uma boa alternativa para empreender. Atualmente, os homens estão consumindo muitos produtos desse nicho, o que demonstra uma grande oportunidade.

Assim como na moda, deve-se estar atento aos lançamentos de grandes marcas, sempre buscando oferecer novos produtos e serviços.

Para se ter ideia da força deste segmento, em 2022, segundo dados da Webshoppers, o setor de Perfumaria e Cosméticos liderou o número de pedidos do e-commerce no Brasil.

Bebidas

O setor de bebidas também é uma ótima opção, que vem atraindo empreendedores.

Mais do que simplesmente vender bebidas, as marcas começaram a oferecer uma experiência completa, com dicas de consumo e ainda curiosidades sobre bebidas de outros locais.

Têm se destacado nessa área, ainda, as vendas via os clubes de assinaturas, importantes para agregar mais valor às marcas e, assim, valorizar a loja virtual de nicho.

Como obter um negócio de sucesso?

Um primeiro aspecto a ser observado, contudo, é que hoje o comportamento do consumidor é omnichannel. 

Na prática, isso significa que mesmo que a pessoa não feche a venda na loja virtual, as plataformas digitais vão influenciar sua decisão de compra.

Por isso, ter um e-commerce é uma excelente oportunidade para quem quer iniciar um negócio de nicho.

É comum, por exemplo, que as lojas segmentadas consigam se manter numa faixa de preço mais premium, na medida em que oferecem um produto único.

Para que isso dê certo, contudo, é essencial estruturar a proposta de valor do seu negócio

Essa é uma das chaves do sucesso dos negócios nichados: é imprescindível conhecer a fundo a categoria escolhida e, claro, entender as necessidades do público-alvo que pretende trabalhar.

Se o foco é o público jovem, é preciso conhecer o comportamento desse público e as suas demandas. Por exemplo, estamos falando de um grupo que confere muito valor para as informações compartilhadas.

Entender melhor as especificidades do segmento vai garantir que a loja possa se conectar com o target e, a partir daí, valorizar a experiência de seus clientes, diferenciando o seu negócio da concorrência.

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