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Evolução do e-commerce: saiba como integrar varejo físico e online!

O mercado online cresce a cada dia e atrai novos empreendedores. Porém, as lojas físicas ainda são muito fortes e capazes de gerar ganhos incríveis. Então, cada vez mais, torna-se interessante saber aliar as duas frentes, trabalhando de forma integrada. Essa é uma evolução do e-commerce que já está acontecendo e promete um universo de possibilidades.

No post de hoje, vamos mostrar como os empreendedores devem utilizar esses dois ambientes para promover melhores números aos seus negócios. Confira!

Lojas virtuais x lojas físicas

Há alguns anos, antes da forte expansão do acesso à internet, as possibilidades de vendas se restringiam às lojas físicas. O varejo era o foco dos empreendedores, que investiam bastante tempo e dinheiro em ações de marketing. Esses planos custavam um montante bem representativo. Afinal, estar em anúncios de televisão, rádios e jornais tem um preço elevado.

Com o e-commerce, algumas vantagens ficaram claras desde o princípio, tanto para as empresas quanto para o consumidor. É possível montar uma loja que vende para qualquer pessoa no mundo, sem necessidade de vendedores, comissão, estrutura etc. — estratégias com alcance impossível de ser obtido de modo offline, com investimento bem inferior.

Analisando esses dois cenários, é plausível acreditar que o mercado offline vive em decadência. Mas não é bem assim: a internet quebrou várias barreiras físicas, mas ela também criou algumas dificuldades.

As pessoas gostam de ter certezas sobre o produto que estão comprando. Buscam informações, depoimentos e críticas para ter a confirmação de que estão tomando uma boa decisão de compra. Se você está adquirindo uma roupa, nada melhor que experimentá-la antes do investimento, não é mesmo?

Além disso, o e-commerce ainda conta com o receio do cliente em fornecer seus dados pessoais e bancários no sistema, mesmo com todas as medidas de segurança tomadas.

Mas então, qual é a solução? É exatamente este ponto que estamos vivenciando: a evolução do e-commerce.O mercado não deve ser uma disputa entre as lojas físicas e as virtuais. Elas devem ser utilizadas de forma harmoniosa, integrada e complementar. É o que veremos no próximo tópico.

Como está acontecendo a evolução do e-commerce

Como dissemos, ambos os meios de vendas, online e offline, possuem vantagens importantes se forem comparados entre si.

A venda offline é mais tangível e próxima ao consumidor, pois ele pode ver o produto real, experimentar. Porém, para o gestor do negócio, os custos de manutenção e operação são elevados e as estratégias de marketing são caras e limitadas. A gestão também é cercada de regras, com poucos dados disponíveis.

A venda online, por sua vez, pode criar receio na compra pela insegurança ou falta de contato com o produto real. Porém, os investimentos necessários e o alcance das ações são bastante atraentes. A gestão ganha dados relevantes, compilando informações diversas e possibilitando decisões com base em resultados.

Então, para unir os dois mundos e associar os benefícios de cada um, surgiu a ideia de oferecer a experiência integrada. Afinal, isso já existe no dia a dia! Um consumidor procura por uma solução na internet, pesquisa bastante, avalia depoimentos e, quando encontra o produto, vai até a loja para experimentar. Faz a compra e volta à internet para dar o seu veredito.

O público encontrou um caminho para unir as duas soluções e as empresas devem facilitar essa integração. Isso é o que chamamos de omnichannel: oferecer a integração entre as possibilidades, online e offline, de forma que o cliente possa transitar entre os meios, mantendo a qualidade da experiência vivida.

Como oferecer essa integração

Confira algumas dicas para que você consiga acompanhar essa evolução do e-commerce e oferecer uma boa experiência integrada:

1. Conte com tecnologia omnichannel

O omnichannel é a retirada das barreiras entre os diferentes meios de contato da empresa com seu público, de forma que ele possa transitar entre as possibilidades ofertadas pela marca.

Se uma pessoa deseja visitar o site da empresa, avaliar os produtos, comprar e retirar o item na loja física, crie essa possibilidade. Já se ele visita o estabelecimento e quer ver demonstrações de utilização de um determinado produto, um vídeo interativo no ponto de venda pode ser uma grande solução.

A proposta é integrar o ambiente online e offline da forma que o consumidor desejar, mantendo a qualidade e atenção com a experiência de compra. Para isso, conte com os recursos da tecnologia. Painéis interativos, vídeos e a retirada ou troca na loja física são exemplos de como você pode acompanhar a tendência do omnichannel.

2. Tenha atenção com a gestão

A gestão dos ambientes online e offline deve ser um ponto de atenção. Utilize sistemas que permitam a integração dos dados. Dessa forma, quando você realiza uma venda na loja física, por exemplo, o seu estoque da loja virtual será atualizado.

Os dados de faturamento em cada canal também devem ser facilmente obtidos, até para analisar as estratégias mais eficientes e o que pede por melhorias. Uma boa gestão é um ponto importante para manter a organização dessa integração.

3. Permita a retirada dos produtos na loja física

Como dissemos na primeira dica, a retirada dos produtos na loja física deve ser uma possibilidade se você quer acompanhar a evolução do e-commerce.

O prazo para que uma encomenda chegue ao destino ou até mesmo o valor do frete podem ser impedimentos de uma compra. Então, forneça essa opção e aproveite para ter um contato mais próximo com o seu cliente. É uma grande oportunidade de superar suas expectativas e promover a fidelização.

4. Utilize os recursos das mídias sociais

As redes sociais, definitivamente, são ótimas ferramentas para os negócios. Elas possuem um excelente alcance com um investimento baixo.

Uma grande forma de promover o seu negócio e atrair novos clientes é estimular seus clientes a fazerem check-in no estabelecimento. Com esse recurso, uma pessoa pode tirar uma foto e marcar a localização onde esteve. Sua rede de contatos verá aquele local e o terá como uma indicação para o serviço prestado.

Integração e melhora nos resultados

Como vimos em nosso artigo, o mercado se transforma a cada dia em busca de aproveitar melhor as oportunidades e obter resultados mais gratificantes. É preciso acompanhar as tendências e entender como essas mudanças podem beneficiar os empreendimentos.

A evolução do e-commerce que estamos vivenciando é uma forma de integrar as vantagens de cada meio de compra, online e offline, oferecendo uma melhor experiência ao consumidor. Em resposta, a fidelização e a satisfação do público atrai novos consumidores.

Atente para cada uma das 4 dicas que fornecemos e aplique no seu negócio. O resultado será visto nas vendas e na lucratividade!

Ficou alguma dúvida sobre como promover essa integração e acompanhar a evolução do e-commerce? Então entre em contato com nossa equipe e teremos prazer em ajudar.

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