Skip to main content
Webinar/Eventos

Fórum E-Commerce Brasil 2015: resumo do primeiro dia

By 28/07/2015abril 6th, 2022No Comments

Na edição 2015, o Fórum E-Commerce Brasil trouxe muitas novidades, conteúdo, bons negócios e discussões interessantes no primeiro dia. O evento é complexo e exige planejamento da presença, com suas oito áreas de conteúdo, lojas ao vivo, workshops.

Cenas do e-commerce brasileiro

a personalização de páginas aumentou a conversão na Saraiva

Com a campanha de personalização nos emails, aumento de conversão

A Saraiva investiu forte em personalização com a Chaordic e apresentou resultados de fazer o queixo cair: aumento de 60,2% nos pedidos. Enfrentando a dificuldade de personalizar campanhas de e-mail (fizeram testes específicos nos aniversários dos clientes da base) e também viram as taxas de conversão aumentarem.

Os desafios? Ter tecnologia para capturar dados e eventos e processar em tempo real a resposta enquanto o cliente ainda está no site. A experiência custa caro, é complexa para escalar, é preciso ter cuidado com as questões de privacidade dos clientes – e permite fazer indicação, escoar produtos à beira da obsolescência, gerar relevância para a empresa e o consumidor.

O próximo passo do desafio é espalhar isso por todos os canais da empresa: mobile, lojas fisicas, SAC.

Internet Retailer apresenta estudo sobre América Latina

Sylvia de Oliveira, brasileira que cresceu nos Estados Unidos veio para apresentar o estudo da Internet Retailer sobre o mercado de e-commerce na América Latina. Esta é a quarta edição da pesquisa e, segundo a executiva, eles ainda estão entendendo estes mercados, que são novidade – e onde ainda não conseguem oferecer muitos dos indicadores que entregam nos Estados Unidos por conta da falta de parceiros.

O mercado latino americano é dominado pelo “e-commerce puro” e exige grande investimento em branding.

IMG_20150728_104312779_HDR

IMG_20150728_104452530_HDR

Sylvia trouxe muita informação interessante não só sobre os números do mercado latino-americano, como sobre as inovações e tendências que funcionam bem – tanto que vamos dedicar um post só a estes números na semana que vem. Dois recados importantes que vamos adiantar agora: inovação não depende de tamanho. A profissional tem visto médias empresas entrarem no ranking das maiores varejistas concorrendo ombro a ombro com gigantes como B2W e CNova.

A segunda questão é a presença mobile. Na foto abaixo você vai notar a mudança ao longo dos últimos anos: entre os Top 500 Varejistas dos EUA, na última pesquisa, 424 têm apps ou versões móveis de seus sites. Sylvia destacou que na América Latina esta tendência será mais forte e trará novos usuários que podemos encantar através do mobile.

IMG_20150728_110554197_HDR

[N.daR. a Internet Retailer oferece desconto na compra dos seus relatórios e análises nos próximos 15 dias. Vá aos sites e digite o código IRLA15]

Comunicação entre equipes no foco

Eric Gallardo fez uma ótima palestra recheada de bom humor sobre as diferenças de ponto de vista das equipes de negócios e TI dentro das empresas e como trabalhar para conquistar uma comunicação eficiente entre os times – e garantir melhores resultados.

Indicadores para medir eficiência

Gabriel Lima, da e-Next fez uma palestra muito interessante sobre os indicadores para melhorar a eficiência no e-commerce que também vai se transformar em post na próxima semana. Por hora, avisamos: preparem seus dashboards e analytics. Segundo o profissional o e-commerce brasileiro entrou na era das métricas que levam à eficiência.

Frases que se destacaram no dia

Inovação é para todos: descubra o que falta e ofereça. Sylvia de Oliveira, diretora da pesquisa Internet Retailer Latin America

Mobile não é o futuro, é agora. Claudia Sciama, Google

Na hora de medir, é preciso ser muito lógico e preciso. Só com boas informações concretas se chegam às boas decisões. Gabriel Lima, e-Next

UPDATE:

Compartilhe