Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Gamificação no e-commerce: o que é e como funciona?

By 13/02/2018dezembro 14th, 2022No Comments

Você já ouviu falar em gamificação no e-commerce? O principal objetivo desse tipo de estratégia é aumentar o engajamento do consumidor.

Ao conseguir realizar essa missão com sucesso, fica mais fácil converter a visita em vendas.

Como o próprio nome sugere, a inspiração para a execução desses projetos vem da área de games. Assim, emprega-se um misto de várias técnicas que utilizam processos oriundos dos jogos para estabelecer uma conexão diferenciada com os clientes da marca.

Uma das justificativas para usar a gamificação no mundo virtual é aumentar a interação com as pessoas, fazendo com que se comportem da maneira idealizada por quem realizou a ação.

Ao alcançar esse objetivo, as vantagens são imensas, dentre elas a mudança na forma como o público enxerga o seu negócio e uma ligação mais forte com as tendências modernas que são utilizadas para interagir com os consumidores.

E para mostrar como aplicar a gamificação no e-commerce, listamos uma série de tópicos explicativos sobre o tema. Confira!

O que são sistemas de gamificação?

Uma das grandes características da gamificação é que pode ser utilizada por meio de diversos sistemas. Dentre eles, podemos citar:

  • pontos: é a mesma lógica utilizada pelos programas de fidelidade, nas quais as compras sequenciais rendem pontos para o usuário;
  • conquistas: as conquistas se baseiam em vantagens concedidas com base no progresso do comprador nas atividades propostas;
  • competição: é um processo interativo que visa incentivar uma competição entre os clientes, disponibilizando benefícios aos que mais pontuarem.

Se analisarmos rapidamente todos esses sistemas, veremos que eles têm como ponto em comum a concessão de benefícios aos clientes, o que é extremamente vantajoso para um processo de fidelização e para que a sua empresa também ganhe pontos — mas, nesse caso, ganhar pontos junto ao público e com o mercado por ter uma marca mais forte.

Quais as vantagens?

Aumento da satisfação do cliente

Já que falamos em aumentar a satisfação do cliente, um dos motivos que torna a gamificação uma grande aliada nessa jornada é gerar a sensação de sair do lugar comum, o que naturalmente vai tornar a sua loja virtual muito mais interessante do que as concorrentes que não utilizam essa prática.

Um dos segredos para que isso aconteça é montar uma estratégia em que o cliente esqueça que está em um ambiente de compras e veja aquilo como uma diversão. O primeiro passo é definir uma persona e esboçar o comportamento a ser adotado por ela.

Essas ações auxiliam bastante na hora de criar o caminho e definir o sistema de gamificação que você quer utilizar, fatores que são fundamentais para que esse recurso seja utilizado com sucesso no seu e-commerce.

Crescimento das vendas

Com o aumento da interação e do tempo de permanência dos clientes no site, é natural que as vendas aumentem. Mas há outra explicação que ajuda a entender por que de fato isso ocorre.

Fazemos compras mais facilmente quando vemos um benefício amplo nisso. As liquidações funcionam muito bem exatamente por mostrarem de forma clara a vantagem em adquirir aquele produto (nesse caso, o fator preço é o elemento primordial).

A gamificação, como vimos, independentemente do sistema escolhido, também trabalha com vantagens para os clientes. Além de ser um incentivo, traz a mesma sensação de uma liquidação, por exemplo, por mostrar o quão válido é participar daquela ação.

Vale citar também que além de vendas pontuais por causa das atividades de gamificação no e-commerce, há possibilidade de gerar vendas recorrentes, já que a experiência proporcionada foi ótima e o cliente vai voltar para comprar mais vezes.

Outro ponto importante é que, ao participar desse tipo de atividade, o público tende a indicar para mais pessoas, o que ajuda a obter novos compradores sem investir um centavo em marketing.

Como implantar a gamificação no e-commerce?

Alguns pontos da implantação já foram mencionados, mas a missão aqui é aprofundá-los e fazer uma espécie de passo a passo para que esse processo aconteça de forma satisfatória. Confira as etapas:

  • descrição dos jogadores, fundamental para que os usuários entendam o game;
  • investimento em game design, para criar a sensação de se estar em um jogo de verdade. Uma boa solução para isso é contar com ajuda especializada para encontrar as melhores soluções;
  • foco no processo interativo, já que é essencial criar ações dinâmicas e que permitam uma relação de troca entre empresa e cliente — além, é claro, de se divertir com o desenrolar das ações;
  • escolha dos recursos, porque eles são fundamentais para que a estratégia se desenrole sem grandes problemas. Se o seu sistema gera uma pontuação automática, é importante ter ferramentas confiáveis para tal;
  • divulgação das ações, com foco em redes sociais, já que trabalham muito com o conceito de interação, elemento primordial da gamificação. O grande alcance proporcionado por elas também é importante, assim como a alta capacidade de segmentação, que permite que um público específico seja impactado;
  • monitoramento de resultados, crucial para entender se a estratégia está dando certo, medir a satisfação do público e, caso necessário, fazer melhorias.

Acima desses pontos, a gamificação no e-commerce exige metas e objetivos bem elaborados. Sendo assim, é necessário formular perguntas como: qual a minha capacidade financeira para investir nessa ação? Qual o grande objetivo ao adotar essa estratégia? Que tipo de público eu pretendo atingir?

As respostas para essas perguntas ajudam a tirar a ideia do papel com mais embasamento, já que a gamificação depende de uma boa estrutura para que se desenrole com êxito.

Colocando nossas dicas em prática, o seu e-commerce já está em um caminho avançado para alcançar esse objetivo. É recomendado também pesquisar ações de gamificação no e-commerce feitas por outras empresas, tanto para se inspirar como para conhecer um pouco mais sobre esse poderoso recurso.

Procura mais resultados para a sua loja virtual? Então é importante que você conheça as vantagens de ter um sistema de ponta para e-commerce. Descubra tudo sobre isso nesta apresentação que preparamos sobre a JET NEO! Trata-se de uma plataforma omnichannel, com API aberta para qualquer tipo de customização que você julgue necessária para a sua loja!

Compartilhe