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Dicas para Vender Mais

Descubra qual a importância das redes sociais para o e-commerce!

By 10/04/2018novembro 17th, 2023No Comments

Em quais redes sociais a sua empresa está presente?
Essa pergunta é muito importante em um cenário em que as diferentes plataformas se tornaram ótimas ferramentas empresariais. Maior proximidade com o público, aumento no conhecimento da marca e atração de novos clientes são benefícios alcançáveis com as redes.

Empresas de diferentes nichos e tamanhos já se beneficiam com essas ferramentas. Então, se você não quer ficar para trás, deve entender a importância das redes sociais para o e-commerce.

Por isso, criamos este conteúdo com as principais informações sobre o assunto. Mostraremos as principais plataformas e os ganhos que podem ser obtidos com o emprego dessas plataformas. Confira!

Em quais redes sociais uma empresa deve estar presente?

Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Instagram. Atualmente, são muitas as mídias sociais utilizadas pelas empresas. Cada plataforma apresenta características, objetivos e limitações diferentes, então, é preciso conhecer as opções para acertar na escolha da que tem maior potencial para o caso do seu negócio.

Facebook, por exemplo, é a maior rede social do mundo. Sua utilização pode ser bem ampla, com postagens de conteúdos em textos, imagens e vídeos. Por meio da rede, é possível estabelecer conexões próximas com o público e colocar a sua empresa em destaque.

Por sua vez, o LinkedIn é a maior rede social empresarial. Ela é voltada para o público que deseja estabelecer conexões profissionais. A presença na plataforma deve ser mais formal, seguindo a cultura da empresa. Podem ser publicados eventos e também conteúdos bem direcionados.

Já o YouTube é mundialmente conhecido pelos vídeos. A rede consegue obter grande engajamento do público com os conteúdos, inclusive com a presença dos influenciadores digitais. Pode ser uma ótima oportunidade para se criar um canal e manter o público conectado com a empresa.

Twitter é bem singular. Específico para a comunicação direta, a plataforma é focada em textos curtos, imagens ou pequenos vídeos. É uma ótima forma para a empresa trabalhar a comunicação com os potenciais clientes, informando promoções, lançamentos e notícias com rápida propagação.

Por fim, o Instagram é focado no aspecto visual. A plataforma é utilizada para compartilhamento de imagens e vídeos curtos, com alto engajamento do público. A organização pode usar a plataforma para demonstrar seus produtos e destacar os diferenciais que possuem.

Como as redes sociais impactam nas vendas das empresas?

No tópico anterior, vimos algumas das características das principais plataformas, mas qual é a real importância das redes sociais para o e-commerce? Como é o impacto dessas ferramentas nas vendas? É o que veremos agora.

As redes podem funcionar como um espaço de exposição bem democrático. Todos têm sua chance de mostrar os produtos e serviços e, dessa forma, buscar melhores vendas.

Uma empresa pode usar as redes para impulsionar o marketing de conteúdo, por exemplo, publicando os artigos e direcionando os alvos para o site. Ou, então, o setor de vendas pode usar a troca de mensagens para oferecer atendimento de qualidade, esclarecendo as dúvidas e encaminhando para o fechamento da compra.

Para se ter uma ideia do potencial, segundo dados divulgados em pesquisas, 94,4% das empresas brasileiras estão conectadas nas redes sociais. Um número que nos chama a atenção, certo?

Indo além, segundo levantamentos, as principais razões para as empresas estarem nas redes sociais são:

– Divulgar a marca (77,4%);

– Engajar a audiência (63,2%);

– Aumentar o tráfego no blog ou site (50,3%);

– Ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%).

Portanto, esses dados conseguem legitimar a importância das redes sociais para o e-commerce.

De que maneira o marketing pode se beneficiar?

Falando especificamente do marketing, devemos considerar que esse setor é responsável por criar as oportunidades de negócios. Os envolvidos utilizam ferramentas e técnicas para atrair os consumidores, apresentar suas soluções e aproximar o público do fechamento dos pedidos.

Dessa forma, mostraremos, a seguir, os principais pontos alcançados em utilizar as redes sociais no marketing.

Maior visibilidade da marca

As redes sociais têm enorme alcance. Aliando isso aos benefícios de um e-commerce (acesso para a venda em qualquer lugar no mundo), os resultados são fantásticos! Você pode apresentar a sua marca para diferentes públicos, segmentando campanhas impulsionadas ou atraindo a atenção de forma orgânica.

É preciso deixar claro que não basta se cadastrar ou ter um perfil nas redes para que os benefícios sejam alcançados. É necessário estar presente, acompanhar as pessoas, postar conteúdo de qualidade. Dessa forma, sua marca ganha visibilidade e pode se tornar referência no mercado.

Aumento considerável no tráfego do site

É muito interessante utilizar as redes para gerar aumento no tráfego do site. Ao postar o conteúdo e adicionar o link do blog, por exemplo, aquele grande alcance da plataforma pode ser direcionado ao domínio da marca.

Trabalhando esse tráfego de forma correta, pode-se coletar os dados necessários e tomar ações de conversão.

Quais são as vantagens para a equipe de vendas?

Agora, falando do setor de vendas, os responsáveis recebem os leads qualificados da equipe de marketing, a fim de finalizar as compras. Aqui, o contato pode ser mais próximo e objetivo. Então, vejamos alguns benefícios para essa etapa.

Possibilidade de segmentação das ofertas

As redes sociais podem ser utilizadas de forma otimizada, segmentando o seu público-alvo de acordo com características e interesses específicos.

Por exemplo, se você oferece produtos no ramo de moda e deseja atingir as pessoas certas, pode selecionar os alvos que têm interesse no assunto. Assim, somente eles serão impactados pelas campanhas criadas, gerando melhor retorno sobre o investimento.

Você também pode selecionar produtos ou serviços específicos para cada caso, aumentando o êxito e a conversão das estratégias.

Distribuição de conteúdo relacionado ao produto

Outro ponto interessante é a distribuição de conteúdo relacionado ao produto. É possível postar os artigos nas plataformas e ainda vincular quais são as soluções que as pessoas podem ter interesse.

Essa técnica é ideal para o fundo do funil de vendas, ponto em que os leads já são qualificados e têm interesse em fechar os pedidos.

Portanto, como vimos em nosso artigo, a importância das redes sociais para o e-commerce é muito grande. As plataformas têm impacto direto nas vendas das empresas.

Com boa utilização, as organizações conseguem aumentar a visibilidade da marca, atrair novos consumidores, fidelizar os que já conhecem a empresa e ainda acompanhar as novidades e tendências do mercado.

Analise o seu público-alvo e conheça quais são as plataformas mais utilizadas por ele. Esteja presente nelas e usufrua de todos os benefícios que listamos!

E então, gostou do nosso conteúdo sobre a importância das redes sociais para o e-commerce? Assine nossa newsletter e receba sempre materiais atualizados!

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