Skip to main content
Sem categoria

Marketing tradicional ainda atrai mais que redes sociais

By 29/04/2011dezembro 1st, 2022No Comments

Conforme o acesso à internet se intensifica e ocorrem transformações na forma como o consumidor recebe as informações pela rede, também se tornam diversos os meios de atingir os potenciais e-consumidores. As redes sociais ganham destaque na corrida pela conquista dinâmica de novos clientes, mas os meios tradicionais, tais como ações e e-mail marketing, se mostram mais eficientes, segundo pesquisa recentemente publicada pelos institutos Forrester Research e GSI Commerce.

Apenas 2% dos pedidos concluídos em sites de comércio eletrônico provêm das redes sociais. Número abaixo da expectativa dos diversos empresários que investem tempo e dinheiro em páginas de relacionamento. Porém, quando se trata de promoções de curta duração, a eficiência das redes mais do que dobra. Passa a ser de 5 a 7%.

Uma das explicações para a baixa taxa de conversão está no comportamento dos usuários, que utilizam esses sites para se relacionar, mais do que para encontrar produtos de desejos. Para isso, os buscadores são mais eficientes. Junto com o e-mail marketing, eles correspondem a 60% das vendas realizadas por e-commerce.

O número impressiona, mas perde um pouco da representatividade se comparado com o efeito de uma bem sucedida ação de marketing. Pouco mais de 80% dos entrevistados afirmaram que compraram pela internet após serem atraídos por uma campanha mais tradicional, como os banners que anunciam promoções em sites com um fluxo intenso de visitantes.

Na pesquisa, os responsáveis pelo estudo levaram em consideração dados de lojas virtuais estadunidenses. O período da análise foi curto, de novembro a dezembro de 2010.

Os resultados, porém, podem não se manter estáveis por muito tempo. A mais importante rede social do mundo, o Facebook, aderiu recentemente ao mercado de compras coletivas, por meio de parcerias com empresas já consolidadas no setor, posicionamento este que pode influenciar o comportamento dos usuários ao redor do globo.

 

Compartilhe