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Não deixe o frete grátis ser o vilão da sua operação

Desde o início do e-commerce, o frete foi sempre um dos grandes inimigos na hora de fechar o pedido. Nem os Correios, muito menos as transportadoras, praticam taxas amigáveis, então é preciso usar a inteligência para não ver uma chuva de carrinhos abandonados em sua loja.

E não é preciso dizer, que frete grátis, não existe. Muitos lojistas aprendem por mal que esse custo precisa sair de algum lugar, alguém tem que pagar a conta para que a loja virtual seja rentável a médio e longo prazo.

Mas não é impossível usar o frete grátis, seja para atrair novos clientes ou até mesmo trazê-los de volta para a loja. Basta um pouco de estratégia, assim você não não complica o caixa da empresa e fere a rentabilidade do seu negócio.

Se fizer uma pesquisa sobre os motivos de abandono de carrinho na loja, vai encontrar números assustadores. Todo o trabalho para fazer o cliente entrar na loja, escolher os produtos, colocá-los no carrinho e seguir para o checkout, vai por água abaixo quando chega o cálculo do frete. Dependendo do valor do produto e do CEP de destino, o frete chega a ser mais caro que a compra. Talvez isso explique a temerosa taxa de abandono de carrinhos no Brasil, que anda na faixa dos 80% (fonte e-Bit). A resposta: “desisti porque o frete ficou muito caro”.

Diante desse cenário, como explicamos, é preciso estratégia, e um pouco de matemática, para que esse cenário de abandono seja revertido com a oferta de frete grátis. Nesse caso, a taxa de conversão pesa muito nessa conta, muito mais do que qualquer estratégia de marketing ou comercial (preços menores, combos, entre outros incentivos) para atrair clientes para a loja.

Vamos fazer contas.

Cenário: sua loja recebe 200.000 visitas por mês e tem uma taxa de conversão de 1%, com um custo de R$ 20 por cada cliente convertido. Se o seu tícket médio for de R$ 400, significa que vai custar R$ 40 mil reais para vender R$ 800 mil. Levando em conta todos os custos atrelados às vendas, você tem uma margem saudável para oferecer frete grátis, pois mesmo que ele acrescente alguns reais a mais no custo, o aumento da taxa de conversão vai subir pelo menos uns 20%. Se considerar o mesmo número de visitas, mas com a taxa de conversão maior, eis um cenário onde o frete grátis funciona muito bem.

Concluindo, se começar a enxergar o frete grátis não como um atrativo para venda, mas no geral, como um fator de aumento na taxa de conversão e diminuição de carrinhos abandonados, como bônus você passa a fidelizar os clientes e consegue atrair de volta aqueles clientes que já compraram na loja.

Crie campanhas inteligentes, analise seus custos e coloque seu plano em ação.

Teste o que melhor der resultado e boas vendas!