Skip to main content
Recursos para E-commerce

Qualidade de Software. A base fundamental no e-commerce

By 02/10/2012abril 7th, 2022No Comments

O controle de qualidade de software é uma das fases mais importantes do ciclo de vida do sistema. Define-se basicamente em atender aos requisitos especificados pelo analista de negócio, e atender às expectativas e necessidades do cliente e usuário final.

Para atingir essa qualidade é necessário acompanhar todos os processos desde o briefing, passando pela criação e desenvolvimento até a finalização do projeto com os testes e publicação da loja virtual. A JET E-commerce, certificada pelo MPS.BR (Modelo de Processos de Software brasileiro) insere a qualidade de software desde o levantamento de requisitos, até a entrega da loja ao cliente.

Para a melhoria de processo, há um Modelo de Referência (MR-MPS) e um Método de Avaliação (MA-MPS) com as seguintes características:

– Conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 – Processos do Ciclo de Vida do Software, e suas emendas, e ISO/IEC 15504 – Avaliação de Processo;

– Compatibilidade com o CMMI®;

– Baseado nas melhores práticas da Engenharia de Software;

Esse processo foi criado de acordo com a realidade das empresas brasileiras, mas com grande potencial para ser replicado em outros países com indústrias de software com características semelhantes, como os países latino-americanos.

Durante o processo de criação e desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce é muito importante o engajamento de todas as áreas. Para garantir que o cliente receba seu software com qualidade, a JET se preocupa em manter a organização de todos os processos do projeto, contando com documentação, codificação, e principalmente testes de qualidade. “Esses testes passam por vários ciclos até que seja definido que o software está funcionando sem nenhuma falha. Caso alguma falha é detectada, volta-se todo o processo até encontrar o problema e resolvê-lo, isso é garantia de excelência no serviço” explica Rodrigo Garcia, diretor de TI da empresa JET E-commerce.

“Uma das estratégias utilizada para atender aos requisitos é aplicar o método V&V (verificação e validação). A verificação consiste em satisfazer os requisitos estabelecidos na primeira fase do ciclo de vida, onde podemos nos fazer a seguinte pergunta: “Estamos construindo o software corretamente”? E na validação devemos avaliar o software no final do processo de desenvolvimento, questionando: “O software satisfaz aos requisitos especificados”? E certifica-se que estes parâmetros estão corretos através dos testes baseados em dados específicos”, diz Cláudia Bonfante, analista de testes da JET E-commerce.

Os testes são aplicados no sistema visando segurança, usabilidade e funcionalidade. Desse modo, os clientes ficam mais satisfeitos e seguros com o serviço que estão adquirindo. É por isso que a JET vem se destacando cada vez mais no mercado, mostrando maturidade e qualidade nos serviços prestados, pois, garantia de qualidade é um dos princípios da empresa.

Autores:
Paula Minto Gomide, assessora de comunicação – JET E-commerce.
Cláudia Bonfante, analista de testes – JET E-commerce.

Compartilhe