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Compreenda as diferenças entre SEO on page e off page!

Search Engine Optimization (SEO) são as técnicas para que um site alcance organicamente o topo dos resultados nos buscadores, como Google e Bing.

Esse modelo pode ser dividido em dois processos: o SEO on page e o SEO off page. Ambos são importantes para o posicionamento online de uma marca.

O primeiro (on page) se caracteriza pelas ações realizadas no próprio site do seu e-commerce, como a otimização de títulos, palavras-chave, links internos, entre outros. O off page, por sua vez, está relacionado aos trabalhos realizados com os links externos para o seu comércio na internet.

Quer saber mais sobre o que são SEO on e off page? Nos próximos parágrafos, vamos explicar um pouco mais sobre cada um desses conceitos, o que é preciso para aplicá-los e como podem influenciar em sua estratégia de marketing digital. Confira!

Conceitos de SEO on page

Um bom trabalho on page é aquele em que é feito um diagnóstico do site e desenvolvida uma série de ações estruturais com o objetivo de melhorar o ranqueamento da página nos buscadores da internet. Esse processo também envolve todo o conteúdo publicado e disponibilizado em seu e-commerce.

Os buscadores da internet têm o objetivo de que as pessoas encontrem em seus resultados conteúdos que sejam valiosos e únicos. Com isso, os internautas não precisam retornar à página de pesquisa em busca de outros domínios. Atender a esse critério é posicionar melhor a sua página na web.

Para alcançar um bom resultado nesse processo, é preciso otimizar as páginas do seu e-commerce com o objetivo de garantir uma melhor experiência para os seus usuários. Isso quer dizer: oferecer conteúdo que seja informativo e de qualidade, assim como um ambiente de boa usabilidade para os visitantes.

As pessoas desejam encontrar blogs e sites que as deixem confortáveis na hora de consumir os seus conteúdos, tenham informações originais e façam, de fato, alguma diferença em sua rotina. Os domínios online que cumprem essa premissa conseguem se destacar no universo digital e gerar mais acessos.

Dessa forma, é importante ficar atento a alguns pontos na arquitetura do seu site — e que têm bastante influência em uma estratégia de SEO on page. Vejamos alguns deles:

Title tag

É o título do seu site que aparece nas páginas de busca. Ele é importante porque dá uma prévia do que o usuário vai encontrar no seu e-commerce. O ideal é que a sua palavra-chave apareça na title tag.

URL

Sim, o endereço das suas páginas é importante, pois também dá uma prévia do conteúdo. Utilize termos claros em sua composição e, sempre que possível, insira a palavra-chave que deseja ranquear.

Meta description

Quando alguém faz uma pesquisa, embaixo da title tag aparece um texto de descrição. Chamados de meta description, eles servem como anúncio do que a pessoa encontrará em seu site. Escreva-o de forma a convencer as pessoas a acessarem o seu link.

Palavras-chave

Sabemos da importância que elas têm para um bom ranqueamento, mas nada de ser exagerado. Colocar palavras-chave em todos os cantos faz com que o seu conteúdo seja visto como spam. Assim, é importante inseri-las no texto de maneira natural.

Conceitos de SEO off page

Enquanto o SEO on page é desenvolvido dentro do próprio site, o off page volta as suas ações para o ambiente externo. Uma boa estratégia nesse sentido faz com que os buscadores identifiquem o que os outros domínios pensam a seu respeito, e isso ajuda a melhorar o seu ranqueamento.

Esse resultado se dá porque os motores de busca online entendem que o seu e-commerce tem relevância e boa presença na internet. Para alcançar tal “status”, é necessário que outros sites e blogs referenciem links do seu domínio. Quanto mais os seus links forem compartilhados, maior será a sua autoridade.

O algoritmo do Google leva em consideração diversos aspectos para ranquear os endereços online em sua plataforma de busca. Entre os itens mais relevantes para o buscador, estão as menções e links naturais usados em outros domínios. Portanto, cada compartilhamento é um ponto extra em sua estratégia.

Esses links vindos de outros sites são chamados de backlinks. E por mais que seja interessante ser lembrado por outros domínios, é importante destacar que a variedade de portais aumenta a sua pontuação nos buscadores. Ser compartilhado em dois endereços é bom, mas, se isso acontecer em cinco, é melhor ainda.

Apesar de sua importância para a construção de uma reputação online, o SEO off page ainda é pouco explorado por empresas e especialistas em marketing. A maior parte do trabalho de SEO é destinada para o on page, mas o ideal é construir um trabalho que mescle essas duas estratégias.

Trabalho em equipe

É possível obter bons resultados investindo apenas em SEO on page. Assim como você pode alcançar os seus objetivos de comunicação e marketing apostando em um trabalho bem-feito de SEO off page. Porém, por que dividir as suas ações? Afinal, os dois processos são complementares.

Se, individualmente, cada um deles tem o poder de mudar o tráfego do seu e-commerce, em conjunto podem transformar o desenvolvimento do seu negócio. Assim, “trabalhando em equipe”, é possível construir uma boa reputação na internet ao mesmo tempo em que garante a melhor experiência para os usuários.

Isso acontece porque o SEO on page tem como foco a construção de um site que possa oferecer conteúdos e produtos de qualidade em uma navegação intuitiva e agradável. Dessa forma, as pessoas tendem a ficar mais tempo em seu domínio e a considerá-lo um bom portal.

Já o SEO off page trabalha a sua autoridade com os players. Conseguir que outros sites divulguem e compartilhem os seus links exige um trabalho minucioso de relacionamento com esses domínios, assim como boas ações para conquistar a atenção do mercado.

Gostou deste artigo sobre o que são SEO on page e SEO off page e como podem ser importantes para o seu e-commerce? Então o que acha de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais?

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