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11 maneiras de aumentar sua taxa de conversão de e-mail marketing

Em uma pesquisa divulgada pela HubSpot, 54% dos profissionais de marketing relatam que o e-mail marketing é o canal mais eficiente para gerar receita.

Esse dado mostra o grande potencial de trabalhar com essa estratégia e a necessidade de buscar maneiras para aumentar a sua taxa de conversão.

Por isso, neste artigo, reunimos as principais dicas para que você otimize sua estratégia e consiga melhores resultados na taxa de conversão de e-mail marketing. Acompanhe!

1. Segmente seus leads

A primeira — e talvez mais importante — estratégia para aumentar a taxa de conversão de e-mail marketing é criar uma segmentação para os seus leads. As pessoas da sua lista não são iguais e, por isso, precisam de informações diferentes.

Enviar um conteúdo de fundo de funil para quem acabou de conhecer uma solução, por exemplo, não é nada interessante. Por isso, é essencial criar uma divisão, agrupando os contatos pelas características.

2. Pense na jornada de compra

Seguindo a ideia da segmentação, você deve pensar na jornada do cliente. Ela é o caminho lógico que todo consumidor deve seguir, desde o reconhecimento de um problema até o fechamento da compra.

Os estágios da jornada pedem por informações diferentes, e essa pode ser a sua segmentação dos leads. Ao fornecer o conteúdo certo para as pessoas certas e no momento exato, a taxa de conversão aumenta.

3. Não envie spam

Nunca confunda a técnica de e-mail marketing com envio de spam. Enviar lixo eletrônico para os contatos não é recomendado.

O spam leva seus contatos a solicitar o descadastro e interromper o relacionamento, fazendo com que você perca grandes oportunidades. Então, tenha cuidado com a criação dos seus e-mails, compartilhe conteúdos realmente relevantes e verifique se as mensagens não estão sendo direcionadas para a pasta de lixo eletrônico.

4. Não mande mensagens para quem não autorizou o recebimento

Algumas empresas adotam a prática de comprar listas de e-mails e enviar as mensagens para quem não autorizou o recebimento. Isso pode prejudicar bastante a taxa de conversão de e-mail marketing e também não é benéfico para a imagem da companhia.

O que você deve fazer é investir em estratégias de cadastro, como as landing pages, em que você solicita os dados de contato em troca de algo, como um e-book ou uma demonstração de um produto.

5. Planeje o horário dos envios

Para conquistar boas taxas de abertura e cliques nos e-mails, é preciso considerar o dia e os horários de envio. Existem períodos que têm um maior potencial de sucesso, assim como os intervalos que não geram um bom engajamento do público.

Para descobrir os melhores momentos para despacho, é interessante que você faça testes. Cada público-alvo pode reagir de um jeito diferente, e não necessariamente o que dá certo em um nicho de mercado pode ser interessante para o seu.

Crie uma agenda de envios, alterando os dias e horários, e avalie a resposta dos destinatários.

6. Cuidado com o excesso de e-mails

Nas campanhas de e-mail marketing, o pior momento é quando um contato solicita o descadastro.

Algumas pessoas, inevitavelmente, tomarão essa atitude, mas você deve monitorar essa taxa. Se ela estiver alta, é interessante analisar suas estratégias e repensá-las.

Uma das causas mais comuns da solicitação de descadastro é o envio excessivo de mensagens. Você deve, sim, manter uma boa frequência de envios, para estar sempre em contato com seus potenciais consumidores, mas não deve exagerar, a ponto de incomodá-los.

7. Crie um bom título

O título do seu e-mail marketing é o primeiro contato que a mensagem terá com o lead. Ele é o principal responsável pela abertura ou não do e-mail, e por isso tem grande importância.

Pense que o seu e-mail pode concorrer com vários outros na caixa de entrada, então o título tem que chamar a atenção.

Use palavras de efeito, que despertem a curiosidade das pessoas, para fazer com que elas queiram saber mais sobre o assunto e abrir a mensagem.

8. Use uma CTA de efeito

A CTA — Call To Action — é a chamada para ação que você faz ao leitor. Normalmente. ela está no final do e-mail e indica o que o lead deve fazer. Por exemplo: “entre em contato com nossa equipe”, “assine a newsletter”, “deixe seu comentário”, “confira um novo artigo”, entre outras opções.

A maioria das pessoas não lê o texto inteiro, mas faz uma análise, procurando pelos pontos principais. Então, colocar um botão com a chamada pode gerar bons resultados.

Inserir uma boa CTA no seu e-mail é fundamental para aumentar a taxa de conversão!

9. Envie um e-mail para seus novos contatos rapidamente

Sabe aquele lead que acabou de se converter? Você deve entrar em contato com ele logo após essa conversão, enviando um e-mail.

Esse contato é importante para começar o relacionamento. Você pode criar um fluxo de nutrição para quem se cadastra no site. Essa é uma ótima opção!

10. Inclua links no texto

O seu objetivo com o e-mail é nutrir e direcionar o lead pela jornada do cliente, até a compra. Então, inserir links dentro do seu texto pode ajudar bastante nessa estratégia.

Você pode criar links para o blog, para uma página de um produto relacionado, para as redes sociais ou para qualquer outro destino que seja relevante para o leitor.

Porém, preste atenção a um ponto: não faça direcionamentos aleatórios, fora de contexto. Levar um lead que ainda está no topo do funil para a sua página de vendas pode não gerar o resultado esperado e comprometer a oportunidade.

11. Facilite o compartilhamento nas redes sociais

Por fim, para aumentar a taxa de conversão de e-mail marketing, insira botões de compartilhamento do conteúdo nas redes sociais. Dessa forma, seus contatos podem compartilhar o material com os amigos e aumentar o conhecimento da sua marca.

Como vimos em nosso artigo, melhorar a taxa de conversão de e-mail marketing é muito importante e há diversas maneiras para fazer isso. Listamos as 11 principais dicas que você deve aplicar.

Preste atenção a cada indicação que passamos e torne a sua estratégia um grande potencial para as vendas!

Agora que já sabe como aumentar a taxa de conversão de e-mail marketing, baixe nosso e-book sobre as melhores práticas para o seu e-commerce.

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