Home / Performance / Taxa de conversão em e-commerce: dicas para otimizar seus resultados
taxa de conversão em e-commerce

Taxa de conversão em e-commerce: dicas para otimizar seus resultados

Como você mede o sucesso do seu e-commerce? Esse modelo de negócio é muito interessante e pode render ótimos frutos aos empreendedores, mas, para mantê-lo nos trilhos, é preciso acompanhar o desempenho.

Para isso, entender a taxa de conversão em e-commerce é fundamental!

Então, neste artigo mostraremos as questões que envolvem esse importante indicador e como você deve utilizá-lo para buscar melhores resultados. Confira!

O que é a taxa de conversão em e-commerce?

A taxa de conversão é um indicador de desempenho fundamental para avaliar a eficiência das suas estratégias.

Atuando na internet, as possibilidades são diversas. O marketing digital conta com grandes ferramentas, que podem aumentar consideravelmente o volume de tráfego no seu site.

Com todas essas oportunidades, é necessário criar as melhores condições para converter os possíveis interessados nas soluções em clientes da marca, gerando lucro para a empresa. É nesse ponto que entra a taxa de conversão em e-commerce.

Essa taxa é calculada levando em consideração o fluxo de pessoas que visitam o site e o volume de vendas. Com esses dois dados, aplica-se a fórmula da conversão, mostrada a seguir:

Taxa de conversão (%) = (volume de pedidos / número de visitantes no site) x 100

Vamos usar um exemplo. Imagine uma organização que tenha fechado, em um determinado período, a venda de 200 pedidos pelo site. Na sua loja virtual, o tráfego foi de 5.000 pessoas. Aplicando esses dados na fórmula, encontramos a taxa de 4%.

Para comparação, a Experian Hitwise divulgou uma pesquisa que mostrou a taxa de conversão média para os e-commerces brasileiros de apenas 1,65%. Então, temos muito a melhorar!

Como controlar e analisar a taxa de conversão?

Assim como a taxa de conversão, existem outros indicadores que devem ser utilizados para ajudar a controlar seus investimentos e o andamento dos negócios. Porém, não adianta somente ter as métricas e não as utilizar de forma estratégica. Elas carregam informações valiosas que podem fazer toda a diferença nos resultados.

A taxa de conversão em e-commerce pode apontar, por exemplo, se o seu ambiente virtual apresenta uma fácil utilização pelos consumidores. Um site complexo e engessado trará dificuldades no momento da compra, espantando os potenciais consumidores.

O indicador de que estamos tratando também mostra a qualidade do tráfego que você está gerando com as suas estratégias de marketing. Essas ações representam investimentos, e direcioná-los ao público errado é um grande desperdício.

Então, para controlar e analisar corretamente, você precisa definir os períodos de análise, e é interessante que você compare as taxas de diferentes canais, como o e-mail marketing, os anúncios patrocinados, as redes sociais e a busca orgânica. Assim, é possível identificar as melhores aplicações para o seu caso.

Como aumentar esse indicador?

Agora, vamos mostrar algumas importantes dicas para que você consiga aumentar a taxa de conversão em e-commerce. Acompanhe:

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para aumentar a taxa de conversão é saber quem é o seu público-alvo. Isso é explicado porque esse conhecimento é fundamental para estruturar qualquer estratégia de marketing.

Se você não conhece as características das pessoas que são seus alvos, pode direcionar todos os seus recursos para o nicho errado, desperdiçando as oportunidades.

É importante avaliar quais são as necessidades e expectativas, a forma de linguagem, os meios de comunicação utilizados e se há algum padrão.

A partir dessas informações, o plano estratégico deve ser montado. Com isso, a eficiência será maior, aumentando a taxa de conversão em e-commerce.

Sempre analise a usabilidade do seu site

O seu ambiente virtual deve ser constantemente testado e monitorado. É muito importante que ele seja simples e intuitivo, de fácil navegação. Qualquer pessoa deve ser capaz de entrar, navegar e realizar uma compra, sem a necessidade de ter experiência prévia em compras online.

Se o seu site não tiver uma boa usabilidade, você pode investir nas ações de divulgação, levando um grande tráfego, mas ele não conseguirá converter isso em vendas, impactando diretamente na taxa de conversão.

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um importante aliado para aumentar as vendas de sua empresa. Ele deve ser usado para manter uma boa nutrição dos leads, tirando as dúvidas e aumentando a expectativa da venda.

Criar um blog e divulgar os conteúdos relevantes aumenta consideravelmente o fluxo no site. Sua empresa pode se tornar uma referência no assunto, passando todo o conhecimento necessário aos interessados.

Invista na captação dos dados de contato e forneça os conteúdos certos, para as pessoas certas e no momento mais adequado. Dessa forma, você consegue atingir o lead quando ele está mais aberto.

Crie vários canais de comunicação

Para aumentar a taxa de conversão em e-commerce, uma grande ideia é estar presente em vários canais de comunicação.

Se a sua empresa utiliza várias frentes para estar em contato com seus clientes, a sua marca ganha mais reconhecimento, e a experiência deles se torna mais agradável. Assim, a probabilidade de eles recomendarem sua empresa aumenta.

Você pode utilizar as redes sociais, e-mail marketing, aplicativos para dispositivos móveis, abrir pontos como o chat online, disponibilizar o número de telefone fixo da empresa e também as mensagens instantâneas, pelo WhatsApp, por exemplo.

Dessa forma, você se coloca à disposição dos consumidores, e eles podem retribuir isso com as compras no seu e-commerce.

Faça testes sempre

Por fim, os testes são excelentes para avaliar o que realmente gera resultados no seu negócio e o que não é tão interessante.

Você pode, por exemplo, criar dois e-mails, com o mesmo conteúdo, mas com a linha de assunto diferente, e mandar para a sua lista de contatos. Então, verifique como foi o engajamento em ambas. E esse é só um exemplo do que pode ser feito.

O design do site, a posição das informações, os textos dos anúncios, tudo isso pode ser alterado e testado.

Então, como vimos em nosso artigo, a taxa de conversão em e-commerce deve ser um indicador sempre monitorado e acompanhado. Ele tem uma grande importância para manter o seu negócio no caminho do sucesso. Faça uma boa análise da taxa e aplique as dicas que passamos para aumentá-la. Dessa forma, você aproveitará melhor as oportunidades, gerando mais lucros para a empresa e atingindo o sucesso!

Gostou do nosso conteúdo sobre a taxa de conversão em e-commerce? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

CONTINUE ACOMPANHANDO NOSSAS NOVIDADES AQUI NO BLOG!
SAIBA MAIS SOBRE AS SOLUÇÕES DA JET E-BUSINESS:
SOLICITE UM CONTATO
84 Lido total 2 Lido hoje