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Marketing e Campanhas

Use o Instagram a favor de seu e-commerce

By 06/03/2024No Comments

Criado em 2010 (e adquirido pela Meta em 2012), o Instagram é hoje a quarta maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos.  

No Brasil, são cerca de 113,5 milhões de contas. E tem mais: desde 2022, é a plataforma mais acessada do país. 

Segundo o Relatório Instagram – Janeiro de 2024, da Opinion Box, em 2021 a plataforma ainda perdia para o Facebook. No início de 2023, a rede já era a mais acessada por quase metade da amostra (49%) e, atualmente, saltou para 64%. 

Com esses números, a rede social assumiu um papel importantíssimo para as empresas. 

Contudo, antes de mais nada, é preciso ter uma estratégia de conteúdo muito bem feita e pensada nos mínimos detalhes.  

Afinal, o Instagram desde o início tem sua força na divulgação de fotos e vídeos, o que permite às marcas mostrar seu produto ou serviço dentro de vários contextos possíveis, de forma natural e envolvente para quem usa o aplicativo. 

Quais são as preferências dos usuários? 

Para ter boas estratégias nessa plataforma, é fundamental entender as preferências dos usuários. 

Em sua quarta edição, o Relatório Instagram traz informações importantes: 

– a maioria (60%) indicou que seus hábitos na rede (acessada várias vezes ao dia pela maioria) inclui acompanhar e curtir as fotos/vídeos de amigos; 

– 57% indicou acompanhar histórias/stories de quem segue; 

– 49% costuma publicar suas fotos; 

– e 47% declara publicar stories; 

Dados importantes para as marcas: 42% diz acompanhar e curtir as fotos de marcas /empresas que gosta; 37%, assistir reels delas; 31% confirma que usa a rede para descobrir novas marcas; e 18% já usa o Instagram para fazer compras. 

Sobre os horários preferidos para a navegação, aparecem com destaque o período noturno. 

Ao programar os conteúdos, é importante considerar quais são os mais buscados pela audiência. 

No estudo, 50% indicaram que gostam de acompanha postagens sobre viagem e turismo (veja o gráfico com os 10 assuntos mais citados): 

Fonte: Opinion Box – Relatório Instagram – Janeiro de 2024 

Confirmando a força do Instagram no engajamento, 82% diz compartilhar conteúdos de outras pessoas e 52% prefere posts de “pessoas comuns” do que de famosos ou marcas. 

De olho na movimentação em torno da IA, a pesquisa incluiu uma pergunta sobre o assunto. 

Nesse sentido, é interessante perceber que 37% não veem diferença em publicações feitas por humanos e robôs. Ou seja, como enfatizado no relatório, quando utilizada sem exageros essas ferramentas podem otimizar o tempo dos profissionais que trabalham com produção de conteúdo. 

Como é o relacionamento com as marcas? 

Pela relevância do Instagram nas estratégias de comunicação e marketing das marcas, a pesquisa também questionou os entrevistados sobre a relação com as marcas. Os resultados são positivos: 

– 70% concordam que as marcas e empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores.  

– 82% segue alguma empresa ou marca na plataforma e, dessas, 52% ativam notificações delas. 

– no caso das compras, 68% declarou que já fez aquisições. E 48% já utilizaram o Instagram para tirar dúvidas ou fazer reclamações com empresas. 

– um alerta para aprimorar as estratégias de atendimento: 24% da amostra afirmou que não tem suas solicitações atendidas ou são atendidas poucas vezes. A proporção é relativamente baixa, mas vale lembrar que isso pode prejudicar a experiência do consumidor. 

– uma boa notícia: 53% concordam que os anúncios exibidos têm a ver com eles; entre aqueles que já viram um anúncio, 45% costumam clicar neles; e 51% já compraram algo a partir de um anúncio que clicaram no Instagram. 

Como destacar o e-commerce no Instagram?

1. Defina objetivos claros e um conceito visual

O que mais chama a atenção no Instagram são imagens e vídeos. Assim, para o e-commerce, é possível trabalhar diversos objetivos: construção de marca, vendas, levar pessoas para o seu site ou incentivar a instalação de aplicativos. 

2. Valorize a sua marca

Outro aspecto importante é manter a consistência em todas as campanhas. Ou seja, é fundamental ter elementos presentes em todos os posts do perfil no Instagram: design, paleta de cores, tipo de composição fotográfica etc.  

O objetivo é usar todos os recursos para que seu negócio seja reconhecido.

3. Faça bem feito

Quanto mais qualidade seus posts e anúncios tiverem, melhor será o seu desempenho. A performance depende de atenção com os detalhes, até porque a concorrência é alta. 

Boas práticas para o Instagram 

Como todas as redes sociais, o Instagram também tem um jeito próprio de funcionar. 

Se ainda tem dúvidas dessa dinâmica, veja essas dicas de como a marca deve se posicionar: 

Nome da conta: use um apelido que esteja ligado ao seu negócio – ou o nome da sua empresa. 

Foto do perfil: Quanto mais simples, melhor. Use seu logotipo ou um símbolo de sua marca. Lembre que ele será recortado num círculo de 150×150 pixels – que é bem pequeno – na maioria dos telefones. 

Legendas: não existe um tamanho ideal para todos os públicos. O ideal, então, é descobrir o que funciona melhor com os seus seguidores.  

Detalhe importante: o uso das hashtags, fundamental para categorizar o conteúdo e tornar fácil a descoberta por quem ainda não teve contato com a sua marca.  

O Instagram recomenda o uso de no máximo 3 hashtags para que o post se mantenha mais limpo. 

Comentários e curtidas: mantenha-se ativo na rede social. Responda comentários e perguntas em seus próprios posts e use as hashtags, a marcação de locais e outros recursos que possibilitem descobrir linhas narrativas em outras comunidades e o que as pessoas estão falando da sua marca. 

Tags: incluir a localização da sua foto ou vídeo quando isso faz parte da história da imagem. Use a função “Marcar pessoas” para citar outros membros do Instagram em sua imagem – isso ajuda a expandir o seu alcance. 

Ferramentas: Você pode editar as imagens por meio do aplicativo e usar filtros ou layouts disponíveis. Os efeitos são uma marca registrada do Instagram e as pessoas adoram. 

Assuntos: publique fotos e vídeos de momentos bonitos e inesperados que sejam autênticos e reais. Não importa se seu assunto é uma pessoa ou um objeto, apresente-o de uma forma que o contexto expresse a sua identidade de marca ou um ponto de vista. 

Busca: use a função, que existe tanto na versão para desktop quanto no app, para descobrir pessoas, locais e posts que sejam relevantes para a sua marca. Você também pode descobrir hashtags e as pessoas mais ativas na rede com este recurso. 

Anúncios: o Instagram inspira, toca e emociona seus usuários e já mostrou que pode entregar ótimos resultados. Não só as pessoas lembram das campanhas, como algumas marcas conseguem aumentos expressivos em seus call to action e até vendas. 

Neste caso, é importante usar todos os recursos disponíveis. O Reels foi lançado oficialmente em 2020 no intuito de concorrer com o aplicativo vizinho (TikTok) e, apesar de já ter conquistado grande parte dos usuários, a maioria ainda prefere assistir aos vídeos do que publicar. Ou seja, mais uma oportunidade para as marcas que querem conquistar espaço. 

O mesmo raciocínio vale para os Stories. Eles são velhos conhecidos dos usuários as pessoas adoram o formato. Atualmente, é possível postar vídeos de até 1 minuto de duração nos stories e eles ficam disponíveis por 24 horas, podendo também ser fixados nos destaques do perfil. Como a maioria ainda prefere assistir aos stories do que publicar, trata-se de um sinal verde para as marcas que querem se destacar na plataforma. 

Como fica claro ao avaliarmos as informações sobre o Instagram, a plataforma tornou-se uma importante aliada das marcas para fortalecer a experiência do cliente, o que é fundamental para qualquer negócio. 

Mas vale o alerta: as ações devem fazer parte do planejamento da empresa, até para que as iniciativas estejam devidamente alinhadas com os objetivos da empresa. 

Gostou do artigo? Quer mais dicas sobre as redes sociais? Veja também estes conteúdos sobre o TikTok. 

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