Home / Gestão / Vendas online sobem enquanto as físicas caem
Graph UP

Vendas online sobem enquanto as físicas caem

Graph UP

As fontes vão mudar, mas você lerá a mesma notícia: as vendas online estão subindo enquanto o varejo físico cai. O relatório SpendingPulse, feito pela Mastercard em maio dá conta que o varejo físico caiu 4,6% enquanto o comércio eletrônico aumentou 7,4%.

Já o relatório Focus, do Banco Central, prevê retração de 1,24% no PIB brasileiro, enquanto o e-bit mantém a previsão de crescimento para o e-commerce em torno dos 20%.

Depois de subir 8,1% em abril, as vendas online do varejo cresceram 7,4% em maio sobre o mesmo mês do ano passado. O SpendingPulse é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos MasterCard, juntamente com estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

No campo do e-commerce o Nordeste é a segunda maior região em pedidos no comércio eletrônico. As empresas já perceberam o potencial do setor e, além de utilizar a internet para fortalecimento da marca, têm investido nas suas lojas online para alcançar um maior público, sem que haja restrição territorial.

Outra grande empresa que passou a investir no e-commerce como novo modelo de negócio foi a Natura. Conhecida pela forte atuação na venda direta, a empresa, líder em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, implantou o Rede Natura, projeto no qual os consultores da marca têm a oportunidade de ter sua própria página de vendas na internet, oferecendo aos clientes as facilidades do pagamento on-line e da entrega rápida realizada diretamente pela empresa.

Com a plataforma on-line, os consumidores têm mais uma opção para comprar os produtos da marca, podendo contar com todas as facilidades da internet e com o atendimento personalizado do serviço de consultoria digital. “A Rede Natura é uma oportunidade para potencializar a geração de negócios dos nossos consultores ao oferecer mais um canal de contato com os consumidores finais. O projeto leva em consideração a evolução do modelo de venda direta, no momento em que as relações da sociedade atual se dão via tecnologias digitais, ampliando o significado do nosso negócio, que é trabalhar em rede”, afirma Roberto Lima, presidente da Natura.

O novo canal de vendas on-line da empresa ganhou o Prêmio Nacional de Inovação, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na categoria Inovação em Modelo de Negócio. Com o Rede Natura, a empresa inovou ao oferecer mais uma forma de acesso aos produtos e uma nova possibilidade de escolha para a atividade de consultoria, que agora pode ser desempenhada presencial e digitalmente, proporcionando uma experiência diferenciada de compra e venda dos produtos.

Fontes: Jornal do Comércio e Jornal da Paraíba
Foto: griseldangelo1 via Compfight cc